"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Inteligência Artificial para quem não sabe matemática

Muitas das atuais narrativas sobre Inteligência Artificial (IA) são pessimistas.


Focam-se no que as máquinas nos vão roubar – empregos, privacidade, liberdade – e não naquilo que nos podem dar: empregos diferentes e melhores, fim do trabalho duro, novas conveniências, locais de trabalho mais seguros, melhores cuidados de saúde, menos barreiras linguísticas, novas ferramentas de aprendizagem e de tomada de decisões.

Máquinas inteligentes irão sempre precisar de pessoas inteligentes. Este livro ensina-nos a pensar um pouco mais como uma máquina, isto é, a tomar decisões usando dados e as leis da probabilidade. E o melhor de tudo é que não precisamos de saber matemática avançada. Os autores, cientistas de dados, garantem: a matemática envolvida na IA é surpreendentemente simples e acessível à maioria de nós.

Inteligência Artificial: Como Funciona e como Podemos Usá-la para Criar um Mundo Melhor (ed. Vogais | 336 pp. | 20,99€) oferece uma visão acessível da IA, ancorada em histórias em vez de equações.

Vogais disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui.

SOBRE O LIVRO
Se quer compreender o mundo moderno, precisa de conhecer um pouco da linguagem matemática falada pelas máquinas inteligentes. É o que explica este livro, escrito por dois dos principais cientistas de dados da atualidade, através de histórias e não de equações. Ficará a conhecer um elenco fascinante de personagens históricas que têm muito a ensinar-lhe sobre dados, probabilidade e raciocínio. Verá como essas mesmas ideias se estão a desenrolar na era moderna de big data e de máquinas inteligentes — e como essas tecnologias em breve o ajudarão a superar algumas das suas fraquezas cognitivas, permitindo-lhe levar uma vida mais feliz, mais saudável e mais realizada. Quando a criatividade humana e o potencial das máquinas se juntam, não há limites para o poder de criar um mundo melhor.

SOBRE OS AUTORES


Nick Polson
 é professor de Econometria e Estatística na Chicago Booth School of Business. Nasceu em Inglaterra, estudou Matemática em Oxford e doutorou-se em Estatística Bayesiana, Trabalha em investigação em inteligência de máquinas, aprendizagem profunda e métodos computacionais.

James Scott é professor associado de Estatística na Universidade do Texas, em Austin. Como estatístico e cientista de dados, estuda a inferência bayesiana. Colaborou com cientistas numa ampla variedade de áreas, bem como com diversos setores, de startups de tecnologia até multinacionais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,921,386