"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Município de Loulé reforça centralidade regional em matéria de proteção civil

O concelho de Loulé foi palco das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. 


Num dia de grande importância para toda a região, o Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve em Loulé e Quarteira para inaugurar dois equipamentos de interesse nacional na área da proteção civil e que, como referiu o chefe de Governo, constituem “um excelente exemplo da articulação tripartida entre a Autoridade Nacional, o Município de Loulé e a União Europeia”.

Em Loulé, na recentemente inaugurada Rua Koumba Yalá, junto à Zona Industrial da cidade, a “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” fica agora reforçada com a inauguração do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve. Com monitorização permanente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, este edifício é o centro nevrálgico das operações de emergência, proteção e socorro do Algarve. Estas instalações contemplam uma inovadora área para gestão de emergências, com capacidade para acolher o nível de decisão e de processamento de informação dos diversos agentes de proteção civil, em situação ou iminência de acidente grave ou catástrofe, proporcionando um efetivo apoio à decisão suportado numa moderníssima tecnologia de ponta.

O novo edifício nasce de um projeto mais vasto integrado numa candidatura conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos Municípios de Loulé e Almeirim ao POSEUR, no âmbito do Fundo de Coesão da União Europeia, e significou um investimento de 1.250.000,00€ (85% financiado pelos fundos europeus e 15% pela Autarquia de Loulé).

O Comando Regional junta-se agora à “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” onde se encontram outras infraestruturas de âmbito regional, tirando partido da centralidade de Loulé – no “coração do Algarve” – e das excelentes acessibilidades, nomeadamente a proximidade à A22 e ao Aeroporto Internacional de Faro. É aqui que nasceu, em 1998, o Heliporto Municipal, no âmbito de uma parceria entre o Município de Loulé e o Serviço Nacional de Bombeiros, e que conta hoje com uma das duas bases de helicópteros em serviço permanente da ANEPC.

É também nesta área que se encontra o edifício de Apoio ao Heliporto de Loulé e à Base de Helicópteros em Serviço Permanente. Aqui também se encontra a base do INEM.

A poucos quilómetros da “Cidadela da Segurança”, na cidade de Quarteira, foi também inaugurada neste dia a BAL – Base de Apoio Logístico, uma estrutura de reserva logística regional constituída para apoio e suporte direto ao desenvolvimento e sustentação das operações de proteção e socorro, em especial os meios de reforço nacionais e internacionais, desde o alojamento à alimentação. Esta estrutura tem aproximadamente 3000m2 e é uma das 5 bases existentes no país. Nos 3 pisos que compõem a edificação há alojamento para 120 operacionais, sendo que aqui também fica um grupo de 30 elementos da força especial de proteção civil da ANEPC, funcionando igualmente neste espaço o destacamento dos Bombeiros Municipais de Loulé. “À população de Quarteira e Vilamoura quero também dar nota que a partir de hoje os Bombeiros Municipais terão aqui instalações condignas, dotadas de meios humanos e técnicos capazes de atacar qualquer situação no âmbito da emergência médica e incêndios, a saber: autoescada, veículo de combate a incêndios urbanos, veículo de combate a incêndios rurais, autotanque e ambulância de emergência, assegurando um serviço de 24 horas por dia”, explicou o presidente Vítor Aleixo.

A obra teve um custo de 1.600.000,00, financiados 15% pela Autarquia e 85% pelos fundos comunitários.

António Costa falou da importância dos dois equipamentos especialmente numa altura em que “o processo das alterações climáticas tem vindo a criar novos riscos e a agravar riscos pré-existentes” e em que o Algarve “é uma das regiões mais expostas aos riscos das alterações climáticas: erosão costeira, seca e aumento do risco de incêndio”.

Se a prevenção tem sido uma aposta ganha nos últimos anos, por exemplo através da limpeza dos terrenos e criação de faixas de interrupção, que se refletiu num decréscimo da área ardida, o Primeiro-Ministro acredita ser também fundamental “ter melhores meios e uma boa capacidade de planeamento, de comando e controle, bem como logística para sustentar estas operações”. “Esta BAL é também da maior importância porque significa que, não só os bombeiros da região, mas em particular os grupos de reforço que são deslocados para apoio à região em alguma situação de catástrofe terão uma base onde poderão recuperar, ter o alimento, o enquadramento e a informação necessária para atuar com eficiência no terreno de operações. Será também da maior importância no dia em que seja necessário agir”, sublinhou António Costa.

O chefe de Governo destacou a importância da segurança numa região que vive do turismo. “Quando estamos hoje a investir na segurança estamos também a investir no desenvolvimento económico e social de toda esta região”, frisou ainda.

Já o Ministro da Administração Interna falou das especificidades da região em que a segurança faz toda a diferença, já que constitui não só um “elemento essencial de coesão social e territorial mas também um fator essencial de competitividade, de atração de turistas e de investimento e fator de identidade”. Daí que Eduardo Cabrita tenha salientado o facto desta ser a única região do país em que todos os municípios têm Contratos Locais de Segurança celebrados com a administração central, contribuindo, assim, “para os níveis de criminalidade baixa ou para os 9 milhões de passageiros que o Aeroporto de Faro registou em 2019”.

Já o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, referiu os “importantes investimentos destinados a reforçar a segurança e proteção de pessoas e bens” que têm sido encetados pelo Município, em estreita parceria com outras entidades, nomeadamente: os protocolos celebrados com a Autoridade Nacional Marítima para a construção de um novo Posto da Polícia Marítima e de uma nova Estação Salva-Vidas, em Quarteira; a inauguração do Subdestacamento Territorial da GNR de Quarteira; a inauguração do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Almancil; a inauguração do novo edifício do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil e da Base de Apoio Logístico do Algarve; ações de informação e sensibilização pública para os riscos de cheias, inundações e de incêndios rurais; o programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras” e a aplicação móvel que fornece informações sobre o nível de risco de incêndio registado em tempo real; o programa de vigilância florestal “Voluntariado Jovem”; ou ainda a celebração de protocolos com 16 clubes de caça do concelho de Loulé, que passaram a integrar a equipa de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

No dia em que vários agentes ligados à proteção civil estiveram no concelho de Loulé para participar nestes momentos inaugurais, Carlos Mourato Nunes, responsável máximo da Autoridade Nacional sublinhou a “inequívoca importância de ambas as infraestruturas”, na medida em que “a comodidade e aptidão funcional e tecnológica das mesmas permitirá um robustecimento da capacidade de resposta da ANEPC e dos demais agentes de proteção civil na resposta à inteligência e na prestação do socorro às populações”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,315