"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Central Elétrica é novo motivo de atração no centro de Tomar

Localizado no Complexo Cultural da Levada, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar é um retrato vivo do século XIX, quando a cidade foi uma das primeiras do país a dispor de iluminação pública elétrica.


Foi inaugurado o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar, espaço industrial do século XIX situado em pleno coração da cidade, onde agora passa a ser mais um motivo de atração a par da paisagem deslumbrante e do riquíssimo património histórico.

Com este projeto museológico da responsabilidade do Município, desenvolvido na continuação das ações de reabilitação e requalificação daquele espaço, a Central torna-se a primeira unidade industrial do Complexo Cultural da Levada de Tomar a abrir as portas ao público, dando formalmente início ao seu novo uso cultural.

Dotado nesta primeira fase de uma exposição de longa duração, que apresenta e reflete a memória daquele equipamento industrial nas suas diferentes dimensões materiais e imateriais, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar pretende proporcionar a apresentação e interpretação de diferentes equipamentos de produção de energia elétrica, assim como a história da eletrificação em Tomar.

Neste equipamento se recorda que a Central, inaugurada a 1 de julho de 1901, surgiu com o propósito de fornecer eletricidade às 100 lâmpadas de 16 velas para a cidade, e que Tomar foi uma das primeiras cidades do país, depois de Elvas e Vila Real, a dispor de iluminação pública elétrica. Promovendo a preservação e potenciando a valorização do património cultural, o Município devolve, assim, um legado industrial e testemunho da história do desenvolvimento local à fruição pública.

O Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar vai estar aberto de terça-feira a domingo. Durante o período de Inverno (de Outubro a Março), das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e durante o período de Verão (de Abril a Setembro), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,430,594