"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Banhos Islâmicos de Loulé: arrancam as obras de musealização do mais completo complexo ibérico

Já foi firmado o auto de consignação da obra de musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé, uma parte importante do projeto integrado e estruturante para o casco histórico da cidade de Loulé que é o “Quarteirão Cultural de Loulé”.


Esta intervenção naquele que constitui o mais completo edifício do género existente na Península Ibérica, único no país, tem por objetivo promover a valorização patrimonial e turística destes Banhos localizados em pleno Centro Histórico, no Largo D. Pedro I. Trata-se de um complexo público de banhos do final do período da ocupação islâmica do Algarve (terão funcionado entre os séculos XII e XIII), tendo sido ocupados no século XV como habitação. Deste modo, esta intervenção pretende igualmente valorizar os vestígios arqueológicos da casa nobre do final do século XV e da muralha medieval e moderna, tornando, inclusive, o torreão aí existente visível do lado das Bicas Velhas.

A obra arranca nos próximos dias e a acompanhar os trabalhos vão estar técnicos do Campo Arqueológico de Mértola, entidade que realizou as escavações arqueológicas do complexo desde 2016, assim como da Universidade do Algarve que estudou o paço quatrocentista.

O custo estimado desta empreitada é de €1.306.711,15 e o prazo de execução previsto de 730 dias.

Para o autarca Vítor Aleixo, esta é uma intervenção de grande relevância no âmbito daquela que tem sido a política de valorização do património cultural levado a cabo pelo Município. Por outro lado, é igualmente um elemento catalisador do dinamismo que nos últimos anos tem marcado a Zona Histórica de Loulé. “Tempos houve em que o casco antigo da cidade estava afastado de toda a vivência da cidade mas hoje, fruto de um trabalho concertado que passa por exemplo pela reabilitação do património, valorização do espaço público, realização de eventos com destaque para o Festival MED, em complemento com a iniciativa dos proprietários em reabilitarem as suas habitações ou a fixação de novos negócios ligados por exemplo às indústrias criativas, podemos dizer que esta área é sem dúvida a alma da cidade”, sublinhou o edil.

Descobertos em 2006, após as primeiras intervenções arqueológicas, os Banhos Islâmicos de Loulé viram a sua importância reconhecida ao nível da comunidade científica e do público em geral. Já em 2013, na sequência das obras de reabilitação do Centro Histórico de Loulé, foram descobertas novas divisões destes banhos islâmicos, observando-se atualmente estruturas referentes a tanques frios, latrinas e vestíbulos.

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,872,095