"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Já podemos visitar a obra de Souto de Moura guiados por especialistas (ou pelo próprio)

A Casa da Arquitetura preparou oito visitas a 15 obras do arquiteto Souto de Moura. O roteiro começa no Metro do Porto, no dia 28 de março.

Casa das Histórias, Cascais_Luís Ferreira Alves Torre Burgo, Porto_Luís Ferreira Alves Casa Quinta do Lago_Luís Ferreira Alves Convento das Bernardas_Luís Ferreira Alves Espaço Miguel Torga_Luís Ferreira Alves Barragem do Tua


A Casa da Arquitetura lançou um itinerário com oito visitas a 15 obras de Souto de Moura no âmbito do programa paralelo da exposição Souto de Moura: Memória, Projetos, Obras. O roteiro, distribuído entre os meses de março e setembro, vai permitir o acesso privilegiado a alguns ícones da arquitetura nacional, desde a Barragem do Tua ao Estádio do Braga, passando pela Casa das Histórias e pelo Convento das Bernardas, e contará sempre com o acompanhamento de especialistas – inclusive do próprio Souto de Moura.

O próprio arquiteto acompanhará a visita a Braga e Amares (na companhia de Luís Peixoto) marcada para o dia 11 de julho e que contemplará o Convento Santa Maria do Bouro e o Mercado Municipal do Carandá, bem como o Estádio Municipal de Braga.

Com esta iniciativa, a Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura pretende “aproximar o público de obras fundamentais de um dos mais premiados e reconhecidos arquitetos portugueses”, lê-se em comunicado. O roteiro atravessa o país e faz questão de contar com a presença de atuais ou antigos colaboradores do arquiteto.

 

A primeira visita acontece a 28 de março, a partir das 11h, e vai contemplar o projeto do Metro do Porto. Será o arquiteto André Campos, colaborador de Eduardo Souto de Moura entre 2002 e 2012, a conduzir o olhar dos participantes através de curiosidades e detalhes construtivos das estações Campo 24 de Agosto, Bolhão e Trindade.

Integrada no programa paralelo da exposição Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras, mostra com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura que está patente na Casa da Arquitectura até 6 de Setembro, esta é uma rara oportunidade para visitar algumas das obras apresentadas na exposição que revisita quatro décadas da produção arquitetónica de Souto de Moura.

O itinerário Souto de Moura vai ainda passar por Lisboa, Alijó/Sabrosa, Matosinhos, Aveiro, Braga/Amares e Algarve. As inscrições para as visitas (com duração de uma hora) abrem duas a três semanas antes da data da sua realização e podem ser feitas através deste e-mail. A visita do dia 28 custa 15 euros e durará uma hora, as restantes podem ter outro preço e duração. Todas têm um número mínimo de 25 participantes e máximo de 40.

Calendário de visitas

Porto (28 de março) – Estações de Metro Campo 24 de Agosto, Bolhão e Trindade. Especialista: André Campos.
Lisboa (4 de abril) – Casa das Histórias e Casa do Professor. Especialistas: Sérgio Koch, Ricardo Prata. 
Alijó/Sabrosa (9 de maio) – Barragem do Tua e Espaço Miguel Torga. Especialistas: Tiago Figueiredo, Pedro Guedes de Oliveira.
Matosinhos (23 de maio) – Casas Pátio e Marginal Matosinhos. Especialistas: Pedro Guedes de Oliveira.
Aveiro (6 de junho) – Departamento Geociências da Universidade de Aveiro. Especialistas: Pedro Guedes de Oliveira.
Braga/Amares (11 de julho) – Convento Santa Maria do Bouro, Mercado Municipal do Carandá, Estádio Municipal do Braga. Especialistas: Eduardo Souto de Moura, Luís Peixoto.
Porto (12 setembro) – Casa das Artes e Edifício do Burgo. Especialistas: Diogo Guimarães.
Algarve (26 setembro) – Convento das Bernardas, Casa da Quinta do Lago. Especialistas: Tiago Figueiredo, Pedro Guedes de Oliveira.


por Luís Octávio Costa in Público | 3 de março de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,188,073