"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu do Caramulo empresta duas peças para exposição da Fundação Prada em Milão

A Garrafa de Jorge Álvares e o Prato com o brasão dos Almeidas ou Mellos, pertencentes à coleção de arte do Museu do Caramulo, foram emprestadas para integrar a exposição “The Porcelain Room: Chinese Export Porcelain”, patente na Fundação Prada, em Milão, até 28 de setembro.


O Museu do Caramulo possui, no seu acervo, um conjunto de cinquenta peças de cerâmica chinesa, entre as quais se encontram peças produzidas nos principais períodos de comércio entre a China e o mundo ocidental, de meados do século XVI ao século XIX.

A exposição, que conta com a curadoria de Jorge Welsh e Luísa Vinhais que explora o contexto histórico, a finalidade e o impacto da porcelana chinesa de exportação. “The Porcelain Room” exibe mais de 1700 porcelanas, fabricadas entre os séculos XVI e XIX, para diferentes mercados, grupos sociais e religiosos, demonstrando assim a eficiência dos produtores chineses.

Sobre a Garrafa de Jorge Álvares 
Como um dos mais célebres exemplares da presença pioneira dos portugueses na China, destaca-se a Garrafa de Jorge Álvares, datada de 1552, decorada em tons de azul cobalto sob o vidrado, apresentando uma das primeiras inscrições em língua portuguesa, na porcelana chinesa. Na inscrição em posição invertida pode ler-se “isto mandou fazer Jorge Álvares, reina a era de 1552”.

Ao centro da base, inscrita em duplo círculo, vislumbra-se a divisa Wanfu Youtong, leia-se “que infinitas felicidades acompanhem todos os teus negócios”.

A inscrição não se refere a Jorge Álvares o primeiro português a chegar à China em 1513, mas a um outro navegador Jorge Álvares, capitão de um navio, comerciante e amigo de São Francisco de Xavier, que terá acompanhado Fernão Mendes Pinto na sua segunda viagem ao Japão. 

Sobre o Prato com o brasão dos Almeidas ou Mellos 
O Prato com o brasão dos Almeidas ou Mellos, produzido no final do século XVII, é um dos primeiros exemplares a ser fabricado na designada Kraakporselein, comprovando que foram os portugueses os primeiros a encomendar este estilo de peças, de características que anunciam o fabrico em grande quantidade. As kraak, de porcelana fina decorada a azul cobalto sob o vidrado brilhante e ligeiramente azulado, com um tema central que poderá incluir flores, aves, insectos e gamos, a caldeira e aba tratadas como uma só e divididas em painéis geralmente preenchidos com flores e motivos simbólicos, são geralmente associadas à Companhia das Índias Orientais holandesa (Vereenigde Oostindische Compagnie - VOC), que a partir de 1605 passava a controlar o comércio da porcelana chinesa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,916,642