"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O espelho de Espanha do séc. XVIII em "A Cozinheira de Castamar"

A Porto Editora publica A Cozinheira de Castamar. Obra de estreia de Fernando J. Múñez, este romance histórico tem conhecido um enorme sucesso em Espanha, tendo ocupado o top de vendas durante mais de 10 semanas logo após o lançamento.


Corre o ano de 1720 e o palácio ducal de Castamar, nos arredores de Madrid, é um espelho da sociedade espanhola. Nos andares superiores, sumptuosos bailes e festas ocupam a vida da fina flor da capital. Nos cantos sombrios dos enormes salões, esconde-se a intriga política, os jogos de poder que alternam golpes de espada e golpes de alcova. Mas é na face menos visível do palácio, nos seus bastidores, que corre o sangue que anima e torna possível a roda viva da nobreza.

É numa destas divisões que Fernando J. Múñez apresenta a protagonista desta obra: Clara Belmonte, jovem educada e culta que é atirada para a miséria no rescaldo da violenta Guerra de Sucessão que eleva Filipe V ao trono. As sequelas deste tempo tumultuoso arrastam-se ainda na insuperável agorafobia de que sofre. Apesar das suas origens nobres, Clara vê-se obrigada a lutar por uma forma de sustento, encontrando-o como ajudante de cozinha.

O seu talento para a culinária, herdado da mãe, vai destacá-la junto de Dom Diego, o enigmático duque de Castamar, e também colocá-la no centro dos ciúmes e da atenção dos trabalhadores da casa. E essa atenção vai ajudar a jovem cozinheira a derrubar barreiras e a entrar num mundo que lhe fora vedado.

Profundamente sensorial, A Cozinheira de Castamar é um apaixonante romance histórico, recheado de vívidas descrições e personagens intrigantes. Do bordel mais ordinário de Lavapiés, aos passeios do Buen Retiro, Múñez apresenta ao leitor o "sobe e desce" de uma grande casa senhorial do século XVIII, com um protocolo asfixiante, mistérios, segredos, bem como as camadas inferiores da sociedade nos arrabaldes de Madrid, presas à pobreza e sem qualquer esperança.

Os direitos de adaptação deste romance histórico ao pequeno ecrã foram já adquiridos pelo grande grupo de comunicação Atresmedia, responsável por séries como A Casa de Papel, Fariña ou O tempo entre costuras.

SOBRE O LIVRO
A Cozinheira de Castamar

Clara Belmonte é uma jovem de uma família abastada que, após a morte do patriarca, um dos mais prestigiados médicos de Madrid, se vê cair na mais completa pobreza.

Apesar da educação primorosa que recebeu, Clara precisa de uma forma de sustento e acaba por se candidatar a um trabalho nas cozinhas do palácio ducal de Castamar, que conquista graças ao talento para a culinária que herdou da mãe.

Clara não é bem recebida nos primeiros tempos. A sua eloquência, bem como o rigor na limpeza das cozinhas e a ousadia no requinte dos pratos, depressa a elevam na atenção dos habitantes da casa e no ciúme dos colegas de trabalho.

Mas é Dom Diego, o duque de Castamar, quem Clara mais impressiona. Arrancando-o à apatia absurda em que vive desde o estranho falecimento da mulher, a jovem cozinheira fá-lo derrubar todas as barreiras, despertando-lhe o palato, o intelecto e, por fim, o coração. 

CRÍTICAS

Uma maravilhosa história cheia de contrastes, intrigas e amores, contada através da fascinante linguagem da gastronomia.
Maria Dueñas, autora de O tempo entre costuras

A Cozinheira de Castamar, o livro que poderia ser a inspiração de Downton Abbey espanhol.
HuffPost 

SOBRE O AUTOR


Fernando J. Múñez
Nasceu em Madrid, em 1972, e descobriu o encanto pela escrita ainda criança. Com 14 anos iniciou o seu primeiro romance e, aos 18, desenvolveu os primeiros guiões de cinema. Depois de se licenciar em Filosofia, iniciou a sua carreira como realizador de publicidade, acumulando os anúncios com curtas-metragens, e completando a formação académica em Cinematografia nos Estados Unidos. Em 2012 realizou Las nornas, exibido no Festival de Cinema de Alicante e na Seminci (Semana Internacional de Cinema) de Valladolid.
A Cozinheira de Castamar é o seu primeiro romance. 
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,900,124