"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Saul Friedländer desvenda relação entre Pio XII e O Terceiro Reich

No momento em que foram abertos ao público os arquivos do Vaticano, Sextante Editora publica obra de referência.


Saul Friedländer, um dos mais prestigiados historiadores e investigadores da questão da Shoah, revelou ao mundo o fruto das suas pesquisas nos arquivos do Terceiro Reich, levantando pela primeira vez o véu sobre as ligações da Santa Sé à Alemanha nacional-socialista. Complementada por documentos originários dos arquivos norte-americanos e israelitas, essa documentação lança luz sobre alguns assuntos quentes: a atitude do Sumo Pontífice perante a questão polaca, a derrota da França, o ataque alemão contra a União Soviética, a entrada dos EUA na guerra e os crimes nazis, nomeadamente a exterminação dos judeus.

No momento da sua publicação, Pio XII e O Terceiro Reich suscitou uma avalanche de reações apaixonadas e contraditórias, impondo-se depois como um livro de referência. Quase meio século mais tarde, em 2009, quando o Vaticano tinha já posto em marcha o processo de beatificação e canonização de Pio XII, o autor reinterpretou todo este material à luz de novos dados, dando origem ao livro que agora publicamos. «Enquanto o texto inicial é reproduzido sem alterações, uma vez que apresenta, no essencial, documentos que continuam a ser importantes, é o posfácio que dá pleno significado a este volume», explica Friedländer no prólogo da obra.

A presente tradução portuguesa coincide com o momento em que, finalmente, foram abertos ao público, por decisão do Papa Francisco, os arquivos do Vaticano referentes ao papado de Pio XII.

SOBRE O LIVRO

«É bom que toda a verdade seja conhecida.»
Cardeal Tisserant

Tradutor: Artur Lopes Cardoso
Páginas: 256
PVP: 17,70€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Saul Friedländer
Nasceu em Praga, em 1932. Professor na Universidade da Califórnia (UCLA), é mundialmente reconhecido como um dos maiores especialistas do Nazismo e do genocídio dos judeus, assunto a que consagrou numerosos livros, nomeadamente a monumental obra em dois volumes A Alemanha Nazi e os Judeus. Foi galardoado, em 2007, com o Prémio da Paz dos livreiros alemães, e com o Prémio Pulitzer, em 2008. 
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,894,027