"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio do Público do FANTASPORTO 2020 foi este ano atribuído a um filme português

Depois de uma estrondosa salva de palmas no Rivoli, com o público todo de pé, o filme “Por Detrás da Moeda” de Luís Moya, produzido pela Filmógrafo e Cine Clube de Avanca, foi distinguido pelos espetadores na noite da entrega de prémios.

 

Para além do Prémio do Público, o documentário “Por Detrás da Moeda” recebeu ainda uma Menção Especial de Melhor Filme Português.

Rodado no Porto com alguns dos mais carismáticos músicos de rua da cidade, o filme acompanha, entre outros, Alexandre Amorim, um dos fundadores dos “Pippermint Twist”, grupo que nos anos 80 partilhou o top de vendas com os “Xutos & Pontapés”.

Com o cantor Nuno Norte e o baixista Miguel Cerqueira, fundador dos “Trabalhadores do Comércio”, esta longa metragem é também um tributo à cidade do Porto.

“Por Detrás da Moeda” é a primeira longa metragem de Luís Moya, que tendo estudado na ESAP - Escola Superior Artística do Porto, está a rodar um novo filme nas Bahamas.

Anteriormente filmou, entre outros, “Mia Mia Sudan Tamam Tamam”, rodado no Sudão e distinguido com o Prémio de Cinema Português no Fantasporto de 2013. 

O filme japonês "Ghostmaster", de Paul Young, foi eleito o melhor filme do Fantasporto, que este ano comemorou a sua edição número 40.

O também japonês Sabu ganhou o prémio especial do júri com o filme “Dancing Mary” e o realizador filipino Roderick Cabrido, com “Clarita”, recebeu a distinção para a melhor realização.

Com a Ásia fortemente presente no palmarés final, as distinções repartiram-se pelo Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Rússia, Suécia, Taiwan e Turquia, para além do Japão e Filipinas. 

A ficção de curta metragem "Bunker" de João Estrada ganhou o Prémio do Cinema Português e nos prémios de escola foram distinguidos a ETIC e "Leo", de Maria Eduarda Rodrigues. 

O realizador macedónio Milcho Manchevski, com "Willow", ganhou o Prémio Manoel de Oliveira, da Semana dos Realizadores, numa edição em que o húngaro Béla Bagóti ganhou o Prémio de Melhor Realizador e Melhor Argumento com o seu filme "Valan – Valley of angels", com estreia prevista para breve em Portugal. 

Também com estreia prevista nas salas de cinema, “Por Detrás da Moeda” voltará a ser exibido em julho próximo no “24º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,176