"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Kapuscinski relata as suas Andanças com Heródoto

Livros do Brasil expande coleção Dois Mundos – Não Ficção com esta obra incontornável, assinada por um dos grandes mestres do jornalismo moderno.


Recém-licenciado, a trabalhar para uma agência de notícias polaca e com um desejo inquieto de conhecer os povos além-fronteiras, Ryszard Kapuscinski pede para partir em reportagem. O jovem jornalista leva consigo, durante vários anos, um exemplar oferecido pela sua redatora-chefe das Histórias de Heródoto, o historiador grego que vivera 2500 anos antes de si. «Era um volume de várias centenas de páginas. Os livros assim tão grossos têm um ar promissor e são como um convite a uma mesa bem posta», confessa o relator nas páginas inaugurais desta espécie de diário. 

É embalado pelas reflexões deste autor clássico que Kapuscinski atravessa a Índia, a China, a Ásia Menor e África: tão longe foram as suas Andanças com Heródoto. Nestas páginas, ele tenta perceber não só o rumo da História recente, como compreender os hábitos e costumes do "outro". Uma viagem que, certamente, ainda hoje obriga a refletir sobre as diferenças entre cada um de nós, mas que demonstra, afinal, que habitamos o mesmo planeta e que, como nota de esperança, é possível respeitar todas as fronteiras que nos separam. 

SOBRE O LIVRO 

Título: Andanças com Heródoto
Autor: Ryszard Kapuscinski
Tradução: Wlodzimierz Josef Szymaniak e Isabel Ponce de Leão
N.º de Páginas: 248
PVP: 17,70 €
Coleção: Dois Mundos – Não Ficção 

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR

Ryszard Kapuscinski
Nasceu a 4 de março de 1932, na cidade polaca de Pinsk, hoje situada na Bielorrússia. Estudou História na Universidade de Varsóvia e, em 1955, começou a trabalhar como jornalista, escrevendo reportagens sobre a reconstrução da Polónia. Ainda nos anos 50, foi pela primeira vez enviado como correspondente para a Ásia (Índia, Paquistão, Afeganistão) e para o Médio Oriente. Mais tarde, passou longos anos como correspondente em África e na América Latina. Considerado um dos grandes mestres do jornalismo moderno, Kapuscinski foi eleito em 1999 o melhor jornalista polaco do século XX e distinguido, em 2003, com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. Faleceu a 23 de janeiro de 2007. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,888,572