"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arquiteta da Capela Escutista de Idanha nas 50 mais importantes do Mundo

A arquiteta Helena Vieira, sócia-fundadora do atelier Plano Humano Arquitetos, responsável pelo projeto da Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, está entre as 50 mulheres de referência na arquitetura mundial.


Helena Vieira é a única portuguesa presente na lista dos 50 nomes femininos que lideram a arquitetura internacional, divulgada pelo site de arquitetura “Architizer”.

Na lista figuram arquitetas que se destacaram nos últimos cinco anos dos prémios de arquitetura Architizer A+, incluindo nomes como Odile Decq, Kazuyo Sejima do atelier SANAA (Prémio Pritzker 2010) ou Yvonne Farrell e Shelley McNamara (Grafton Architects), recentemente laureadas com o Prémio Pritzker 2020.

O atelier Plano Humano Arquitetos, que Helena Vieira formou com Pedro Ferreira em 2008, obteve prémios nas últimas duas edições dos A+ Awards, com o projeto da Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Campo Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, em 2018; e depois com o projeto do edifício “Lisbon Wood”, em Lisboa, já em 2019.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima é uma das obras mais premiadas do atelier, com diversas vitórias e nomeações nos principais prémios mundiais de arquitetura.

A inspiração para esta construção nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
50,984,029
>