"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em tempo de recolhimento, "A Mentira" vai estrear na internet

Com as atividades suspensas, encenador João Lourenço vai colocar online vídeo do espetáculo de 2018.

A peça A Mentira © DR


"Isto não é teatro, o teatro só existe com público, mas é uma outra maneira de mostrar o teatro e de manter a ligação com o nosso público", explica ao DN o encenador João Lourenço, diretor do Teatro Aberto.

A sala da Praça de Espanha, em Lisboa, suspendeu a carreira do espetáculo A Alma, texto de Tiago Correia com encenação de Cristina Carvalhal, e também suspendeu os ensaios do próximo espetáculo, Só eu é que escapei, que deveria estrear em maio. "É um texto da Caryl Churchill que é extremamente atual, nem nós poderíamos imaginar quão atual ele seria", comenta João Lourenço. A peça - que parte da frase "Só eu é que escapei para te trazer a nova", presente no Livro de Jó e também em Moby Dick, de Melville, mostra a visão apocalíptica sobre o mundo de quatro mulheres, já mais velhas. No palco estarão as atrizes Márcia Breia, Catarina Avelar, Maria Emília Correia e Carmen Santos.

"Somos todos do grupo de risco", diz o encenador, com algum humor, apesar de tudo. "E nós cumprimos as regras, elas foram ensaiar para casa. Vamos estrear, mas mais tarde", garante.

Entretanto, o grupo teve esta ideia de disponibilizar os seus espetáculos através da internet. "Temos feito vídeos dos nossos espetáculos, por uma questão de arquivo. O filme não é teatro. Mas nestes tempos difíceis achámos que podia ser interessante mostrá-lo", explica João Lourenço. A ideia é estrear o espetáculo A Mentira na próxima quinta-feira, pelas 21.00 (no dia e na hora em que costumam estrear os espetáculos) mas no site do Teatro do Aberto, deixar a peça disponível durante algum tempo e depois substitui-la por A Verdade.

As duas peças do dramaturgo francês Florian Zeller estrearam no Teatro Aberto em dezembro de 2018 e mostram como são difíceis as relações amorosas e como verdade e mentira existem nessas relações. Em palco (ou no ecrã) estão os atores Miguel Guilherme, Joana Brandão, Patrícia André e Paulo Pires:

"O teatro não pode parar", declara João Lourenço. E, mesmo sublinhando que isto não é bem teatro, o encenador espera que os vídeos ajudem os espectadores a passar por este período complicado: "Nestes tempos de grande incerteza, o nosso teatro procura conservar-se como um porto seguro para todos os espectadores que gostam de teatro e queiram ver ou rever, agora em suas casas, alguns dos espectáculos apresentados pelo Teatro Aberto", explica a estrutura em comunicado. "O teatro é uma arte em que a humanidade se enfrenta a si própria, é feita por pessoas para pessoas, numa partilha que não dispensa o corpo e a respiração. Assim, daremos a possibilidade aos nossos espectadores em quarentena ou isolamento social de ver ou relembrar alguns espectáculos."


por Maria João Caetano in Diário de Notícias | 16 de março de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,221,169