"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Covid-19 com impacto "trágico" na cultura, diz ator Albano Jerónimo

Associação Teatro Nacional 21, dos atores Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu, prepara para o Dia Mundial do Teatro programação que poderá ver a partir do sofá de casa.

Foto: Mário Melo Costa


“Estes tempos são novos e obrigam a uma reinvenção permanente”, diz-nos o ator Albano Jerónimo que anunciou uma programação alternativa para celebrar o Dia Mundial do Teatro que decorrerá no próximo dia 27 de março. A associação que criou com a atriz Cláudia Lucas Chéu, a Teatro Nacional 21 vai emitir leituras de textos de dramaturgia portuguesa em streaming na página da companhia no Facebook.

Nesta conversa gravada com jornalista e entrevistado cada um em sua casa, no autoisolamento que os tempos Covid-19 exigem, Albano Jerónimo explica que decidiram “desafiar vinte e um artistas para lerem textos que a Teatro Nacional 21 levou a cena. É um trabalho que assenta na dramaturgia contemporânea portuguesa”. O ator acrescenta também que “a quem decidiu ficar em casa e fazer a quarentena de forma responsável” vão ainda oferecer outro conteúdo na noite de dia 27. Será a “apresentação caseira, unplugged, de um monologo do texto «Veneno» da Cláudia Lucas Chéu”.

Espetáculos à parte, Albano Jerónimo denuncia que “a cultura está a ter um momento absolutamente chocante” e dá o seu exemplo: “Já deveria estar a rodar um filme neste momento, outro filme a data de inicio foi adiada, uma série também; três espetáculos em digressão foram cancelados. Falando só de mim, estamos a falar de dois trabalhos de cinema, um de televisão e três espetáculos de teatro. Isto é muita coisa!”

Num sector onde ninguém arrisca ainda avançar valores do impacto económico da pandemia de Coronavírus, o ator mais uma vez recorre ao seu exemplo para explicar: “Nós não temos um rendimento, vivemos daquilo que fazemos de forma direta”. Como tal, conclui Albano Jerónimo, “as consequências são trágicas e bastante preocupantes” para a cultura.

Preocupados também com o público que é, nas palavras deste ator, “a base de todo o trabalho”, os agentes culturais tentam encontrar formas de garantir oferta cultural. “É um momento para colocarmos o foco na escrita em português. É uma forma de remetermos todo este trabalho para o nosso país, para este momento em que todos nós estamos e que implica uma educação permanente cívica, social, política, económica, cultural e de saúde” conclui Albano Jerónimo nesta entrevista à Renascença que poderá ouvir na sexta-feira no programa Ensaio Geral.


por Maria João Costa in Renascença | 16 de março de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,122