"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré já está na Comissão Nacional da UNESCO

Dossier de candidatura foi entregue na sexta-feira e será agora avaliado pela secção portuguesa deste órgão das Nações Unidas para a Educação e Cultura. Promotores estimam que a decisão final no plano internacional seja conhecida antes do final de 2022.

David Clifford/Arquivo


A proposta de candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO, divulgou a Câmara da Nazaré, promotora da candidatura.

A proposta incide nas Práticas e Manifestações do Culto a Nossa Senhora da Nazaré, reunidas num dossier entregue, à Comissão Nacional da Unesco, e será agora sujeita a "um longo e complexo processo de avaliação, com várias etapas”, divulgou a autarquia do distrito de Leiria.

O documento entregue à representação nacional desde órgão das Nações Unidas “resulta do intenso trabalho de investigação e promoção desta tradição”, desenvolvido ao longo do último ano pela IPI Consulting Network.

O dossier de candidatura vai ser sujeito a uma pré-avaliação pela Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla inglesa) e, depois, os promotores esperam que “a candidatura seja encaminhada para avaliação final pela UNESCO”, refere a autarquia num comunicado enviado às redações.

A candidatura é promovida pela Câmara da Nazaré com o apoio de entidades associadas a este culto religioso, particularmente a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e a Paróquia da Pederneira-Nazaré.

O processo arrancou no início deste ano com a entrega à Direcção-Geral do Património Cultural de um pedido de inscrição no inventário nacional do património cultural imaterial, sem o qual não se poderia avançar com a proposta à UNESCO.

A par da entrega da candidatura, os promotores efetuaram já um plano de salvaguarda daquele culto mariano e desenvolveram ao longo do último ano várias atividades ligadas às práticas realizadas em vários países do mundo.

A autarquia promoveu ainda a criação de uma rede de comunidades devotas, que já inclui comunidades de Portugal e do Brasil, e que deverá ser alargada a Angola, São Tomé e Príncipe ou mesmo ao Suriname e à Guiana Francesa, entre outros, onde a tradição de Nossa Senhora da Nazaré também chegou, refere o comunicado.

No âmbito da candidatura estão previstas diversas ações, entre as quais a revitalização de antigos círios portugueses, a geminação com locais onde o culto assume importância significativa, a inserção nas rotas marianas internacionais e a edição de publicações sobre o culto e a implementação de uma carta de princípios vinculando todas as comunidades da rede.

A expectativa dos promotores é de que a decisão final da UNESCO seja conhecida antes do final de 2022.


por Lusa e Público | 17 de março de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,899,180