"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tolentino Mendonça, Matilde Campilho e Rui Chafes querem desafiar o silêncio destes dias de pandemia

Centro cultural Brotéria lança iniciativa para nos manter “inquietos culturalmente” com a Internet como aliada.

O cardeal e poeta José Tolentino de Mendonça_Nuno Ferreira Santos


Os poetas Matilde Campilho e José Tolentino de Mendonça – também cardeal e bibliotecário da Santa Sé – são dois dos nomes envolvidos num projeto do centro cultural Brotéria, em Lisboa, que quer desafiar o silêncio cultural destes dias de pandemia.

Nos próximos 14 dias, às 21h30, a Brotéria, que encerrou na semana passada as suas atividades ao público, junta-nos na Internet a uma comunidade de artistas e pensadores: o escultor Rui Chafes, a banda Capitão Fausto, o músico de jazz Ricardo Toscano, a pianista Joana Gama, os escritores Jacinto Lucas Pires e Afonso Reis Cabral, a pintora Luísa Jacinto, a ilustradora Madalena Matoso, o bailarino Lourenço Ferreira ou ainda o historiador de arte Bernardo Pinto de Almeida, entre vários outros. Não será uma programação partilhada em streaming, mas todos os dias será disponibilizado um ficheiro no site Aos Vossos Lugares!, com a ambição de construir um arquivo de obras.

“O modelo permite juntar uma comunidade de pessoas que, como nós, acreditam que nestes dias a cultura tem uma palavra a dizer para quem se sente isolado e a precisar de uma nota de esperança”, explica ao PÚBLICO João Sarmento, responsável pela curadoria da galeria da Brotéria, por email. “É um modelo que presta atenção ao que o mundo da cultura continua a produzir, mesmo sem receitas e sem salas cheias”, continua o jesuíta, acrescentando que Aos Vossos Lugares! não é um projeto de entretenimento mas um desafio a mantermo-nos “inquietos culturalmente”.

O calendário, que pode ser ampliado mas está ainda a ser ajustado, começou com Matilde Campilho esta quarta-feira, enquanto Tolentino de Mendonça e Rui Chafes estão agendados para o último fim-de-semana deste mês. Quinta-feira, é dia de Joana Gama e os nomes seguintes serão anunciados no site todos os dias.


Isabel Salema in Público | 18 de março de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,175,291