"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Jorge Sousa Braga gravita sobre "A Matéria Escura e outros poemas"

Assírio & Alvim lança novo título na coleção Poesia Inédita Portuguesa. 


Jorge Sousa Braga 
revela-nos novas reflexões pessoais em A Matéria Escura e outros poemas, obra que se inspira naquela que, em Cosmologia, é uma forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma. Ela só interage gravitacionalmente e, por isso, a sua presença pode ser inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível: galáxias distantes, enxames de estrelas, quasares, poemas quânticos, princípios de incerteza. Sobretudo acerca daquilo que nos rodeia: «Olhar uma pedra / até que ela / floresça // Ao redor / duma pedra / azáleas vermelhas.»

Este é o mais recente livro de poesia de Jorge Sousa Braga, marcando o fim de um longo interregno após a publicação de O Novíssimo Testamento e outros poemas, em 2012.

SOBRE O LIVRO

A Matéria Escura e outros poemas
Título: A Matéria Escura e outros poemas
Autor: Jorge Sousa Braga
N.º de Páginas: 72
PVP: 13,30 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa


Ver primeiras páginas

O CÉREBRO
O cérebro tem dez milhões de células em contacto
umas com as outras e dez triliões de conexões
Tanta conexão.
e tanta solidão

SEXO
No fundo
é tudo
uma questão
de fricção

Ou
Não

SOBRE O AUTOR

Jorge Sousa Braga
Nasceu em Cervães, Vila Verde, em 1957. Concluiu o curso de Medicina da Universidade do Porto em 1981, com a especialidade de Obstetrícia/Ginecologia. Iniciou a sua carreira profissional no Hospital de Santo António, no Porto, cidade onde vive há largos anos, tendo vindo a trabalhar na consulta de casos de esterilidade/infertilidade. Autor de uma vasta obra poética, iniciada em 1981, tem participado igualmente em numerosas antologias, como organizador e/ou tradutor. A escrita de livros infantis é outro dos seus talentos. O seu Herbário (2014) foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura Infantil.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,212,807