"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FOmE online, um elogio à cor em tempos cinzentos

Tendo em conta os tempos de reclusão que correm vamos lançar o Vol. V nos nossos meios digitais gratuitamente. Contrariando o do que tem sido o conceito central da FOmE – uma galeria em papel- o Vol. V vai ser uma galeria digital.  


Na sequência do conceito do volume passado, que criava uma ambiência negra, este volume será um de elogio à cor. Apresentamos artistas que exploram a cor, o seu significado, os seus limites e conjugações. Os artistas representados neste número são: Rita Melo (pintura), Joana Vieira de Castro (pintura), Sérgio Fernandes (pintura), Vitó (ilustração), Pitanga (ilustração), Flix (Street art) e Tiago Vieira (performance).

No Vol. V abordamos, também, a ideia de descentralização na produção cultural mostrando dois espaços pouco prováveis de produção artística- os antigos armazéns da Quimiparque, (hoje Baía do Tejo) através da lente do fotógrafo David Romão que produziu um ensaio fotográfico sobre três organizações que habitam armazém deste espaço- PADA studios, Colectivo SPA e Associação Ephemera.  A CAFI - comunidade arte e festa indígena explorou, para este volume da FOmE, o espaço de uma antiga fábrica de Pinhal Novo, hoje em remodelação, mas que tem sido lugar de experimentação de vários street artists nacionais.

Tencionamos, ainda assim, lançar este Volume impresso juntamente com a publicação seguinte prevista para final de junho, repondo o evento presencial que tínhamos previsto para assinalar este volume.

A FOmE Vol. V tinha marcado um grande evento de lançamento no âmbito do programa Março a Partir da Câmara Municipal de Palmela e contando com a parceria com a CAFI- Quinta do Anjo. Este evento contemplava execução de dois murais na biblioteca municipal de Pinhal Novo, uma exposição na antiga estação ferroviária de Pinhal Novo, um workshop e dois concertos.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
50,982,697
>