"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Quarentena Desenhada dos Urban Sketchers Portugal

Os Urban Sketchers Portugal estão a promover o desafio Quarentena Desenhada: todos os dias há um tema novo para retratar durante este período de isolamento. Todos podem participar! 

Desenho de Ludgero Leote


Os Urban Sketchers são um coletivo internacional de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam, as pessoas com quem se cruzam e que se encontram frequentemente para desenhar em conjunto, ao vivo e in loco. Face à situação atual de epidemia de covid-19, em que todos devemos ficar em casa, os desenhadores portugueses começaram a pensar em como poderiam usar o desenho para diminuir o impacto negativo do isolamento social, "incentivando, simultaneamente, a produção de crónicas desenhadas deste período inédito das nossas vidas, em que novas rotinas pautam o quotidiano das famílias e da sociedade em geral". 

Vai daí, lançaram o desafio Quarentena Desenhada — uma proposta de temas para desenhar em cada dia, a publicar no blogue do grupo, no Instagram (#quarentenadesenhada) e noutras redes sociais. E vão partilhar os desenhos regularmente com o P3 nesta galeria. Todos se podem juntar ao desafio. "Podem não estar a ser promovidos encontros nem workshops mas, na verdade, é possível estarmos juntos de outra forma: a desenhar, a partilhar, a comentar, a aprender, desta vez em casa e sozinhos, porque a vida assim o impõe. E não é, afinal, a vida, aquilo que se regista num diário gráfico?"


in Público | 20 de março de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
Visitas
50,742,164
>