"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Até Shakespeare escreveu uma peça em quarentena, O Rei Lear

No início de 1600, a peste que matou 10% da população de Londres fez com que Shakespeare ficasse em quarentena. Foi quando escreveu O Rei Lear, que contém algumas deixas que confirmam o quanto o marcou a epidemia.

Representação de O Rei Lear no Centro Cultural de Belém pelo Ensemble Sociedadede Actores © DR Tuna/CCB

 

Tinha William Shakespeare nascido há poucos meses quando a peste bubónica devastou uma boa parte da população de Stratford-upon-Avon durante o verão de 1564. Decerto que o autor não ficou com memórias dessa peste, mas bastou passarem algumas décadas para sentir na pele, quando a capital britânica caiu em 1606 sob os efeitos, também devastadores, de uma outra peste e nesse momento Shakespeare foi testemunha do que estava a acontecer.

Até porque o bairro onde morava foi um dos mais afetados na capital inglesa e a sua própria senhoria uma das vítimas fatais. Além de que o teatro onde as suas peças eram representadas, o Globe, ter ficado fechado por muito tempo devido à doença. Esta praga já vinha a proliferar nos três anos anteriores, já matara 10% da população de Londres e já obrigara Shakespeare a isolar-se em casa em quarentena para escapar ao contágio.

Esta particularidade da vida de Shakespeare nunca interessou muito e não fosse a pandemia do covid-19 talvez a preocupação sobre os detalhes da vida do autor fosse mais saber quem foi Shakespeare de verdade e não os efeitos dessa quarentena na sua produção literária. Foi esta questão bastante da nossa atualidade que levou o especialista em Shakespeare e no Teatro Globe, Andrew Dickson, a investigar esse momento da vida do bardo e a publicar um artigo no jornal The Guardian que evoca os efeitos de epidemias e pandemias na vida das pessoas, focado na vivência de William Shakespeare.

Aliás, o efeito das pestes nos que viviam do teatro era imediato e com muito impacto. Porque os atores e todos os que estavam envolvidos no teatro eram dos primeiros a sofrer consequências, pois era ideia feita que eram responsáveis por muito da vida desregrada de parte da população e a causa dos castigos divinos. Tanto que um pregador da altura tinha a seguinte frase: "A causa das pestes é o pecado, e a causa do pecado as peças".

A peste que atingiu Londres entre 1603 e 1613, conta Andrew Dickson, fez com que os teatros estivessem fechados a maior parte desse tempo, cerca de 78 meses. Só que essa altura coincidiu com o apogeu da escrita de Shakespeare e confrontava-se com o teatro Globe fechado. No entanto, em 1606 uma das peças de Shakespeare foi representada pela primeira vez perante o rei Tiago I, antes de o Globe voltar a ser encerrado devido à peste, e muito das referências do texto diziam respeito a essa vivência.

Foi a peça O Rei Lear, que foi escrita um ano antes, durante os tempos que viveu em quarentena, e que possui um texto onde reproduz muito do caos vivido à época, os milhares de mortes e o desespero vivido naqueles tempos. A peça contém visões de uma realidade que deve ter impressionado o bardo e inspirado várias partes desse texto como nunca antes. O que se pode confirmar com várias referências à palavra praga nas falas dos personagens.

Estas tragédias das pragas não estão ausentes de outras peças de Shakespeare, como Romeu e Julieta e Macbeth, esta última escrita durante a epidemia de 1606. Mas é em O Rei Lear que os efeitos das epidemias estão mais presentes, onde refere que a transmissão do vírus se pode dar por via aérea e refere outros sintomas que agora fazem eco no ouvido de quem se confronta com a pandemia do coronavírus.

Para Andrew Dickson, as epidemias que aconteceram durante a vida de Shakespeare foram responsáveis pelos seus melhores trabalhos: o Rei Lear, Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, António e Cleópatra. Não porque as escrevesse em isolamento obrigatório, à exceção de Rei Lear, e enquanto aguardava pela reabertura dos teatros; antes porque quando se libertava da quarentena entrava no frenesi criativo que o caracterizava.

 


João Céu e Silva, in Diário de Notícias | 23 de março de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,916,750