"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Capitão Fausto lançam documentário "Pontas Soltas" no Youtube

Os CAPITÃO FAUSTO estreiam hoje, 23 de Março, o documentário “PONTAS SOLTAS” no canal de YouTube da banda.

Ver aqui:https://youtu.be/YuPp5ns1HZs
Ver trailer: https://vimeo.com/190099084

Um filme de Ricardo Oliveira com os Capitão Fausto

«“Pontas Soltas” é um filme onde certos conceitos básicos da mecânica quântica - um interesse casual partilhado pelos elementos da banda Capitão Fausto - são o ponto de partida para falar do processo criativo de músicos e de outros artistas. Tal como a mecânica quântica questiona regularmente o que conhecemos da nossa realidade, também o filme questiona a sua própria forma, reinventando-se à medida que avança, tentando comunicar com a audiência, tentando mostrar o seu potencial para conteúdo em vez de uma mera e passiva ilustração de algo.»
  - Ricardo Oliveira (realizador)

«”Pontas Soltas” é o documentário realizado pelo nosso grande amigo Ricardo Oliveira, que acompanhou de perto os vários processos de composição e gravação ligados ao nosso álbum Capitão Fausto Têm os Dias Contados. É um retrato muito fiel da nossa maneira de trabalhar e da nossa amizade. Representa também a altura em que nos mudámos definitivamente para Alvalade e tentávamos fazer da música a nossa vida, finalmente a tempo inteiro. 
  – Capitão Fausto

PONTAS SOLTAS” estreou mundialmente na sala de cinema do Porto’Post/Doc’, em 2016, fazendo posteriormente o circuito por vários festivais de cinema. Hoje, os Capitão Fausto disponibilizm o documentário online, algo muito aguardado pelos seguidores do colectivo lisboeta.

PONTAS SOLTAS
Um documentário com os Capitão Fausto. 2016.

Festivais:
Porto/Post/Doc 2016: Estreia Mundial
MUVI 2016: Vencedor do Prémio do Júri e Prémio do Público na categoria de curta-metragem nacional
Festival Filmes Sobre Arte 2017: Menção Honrosa
Cinalfama Março 2017. Nomeação Melhor Filme
Festival de Cinema de Avanca 2017.
Karelian International Film For Youth Festival 2017: Vencedor Melhor Documentário

Screenings:
Shortcutz Lisboa. Sessão #266. Curta convidada
Curtas Vila do Conde 2017: Filme-concerto

Ricardo Oliveira: https://vimeo.com/roliveira

Mais info:

No passado dia 7 de Março, o grupo actuou no Campo Pequeno com a Orquestra Filarmónica das Beiras, num concerto memorável.

A data especial sucedeu a 11 concertos em teatros e com a formação tradicional da banda, durante os meses de Janeiro e Fevereiro. 

O ambicioso formato que os Capitão Fausto levaram ao Campo Pequeno marcou também a passagem de um ano sobre a edição do seu quarto registo de originais,  A Invenção do Dia Claro, que consta das principais listas dos melhores álbuns nacionais para a imprensa especializada. Em 2019, o reconhecimento traduziu-se igualmente na atribuição do Globo de Ouro na categoria de Melhor Intérprete, nos mais de 50 concertos de norte a sul do país, com passagem pelo Rock In Rio Brasil, e na celebração dos seus 10 anos de existência.

Quatro álbuns depois, a carismática personalidade musical de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos juntou-se à Orquestra Filarmónica das Beiras, composta por 48 músicos de cordas, sopros e percussão - de diversas nacionalidades e com uma média etária bastante jovem -, cuja direcção artística e arranjos foram da responsabilidade do Maestro Martim Sousa Tavares e da banda. 

Capitão Fausto: Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Manuel Palha, Francisco Ferreira e Domingos Coimbra.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,135,430