"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

E-book "Um Ano Um Tema" disponível online

Disponível online o n.º3 da revista UM ANO UM TEMA. A VIAGEM. Aceite a sugestão do Museu de Lamego e parta à aventura sem sair de casa.


A rubrica online 12 meses 12 peças foi dedicada, em 2019, ao tema A Viagem, a pretexto das celebrações dos 500 anos da viagem de circum-navegação encetada pelo navegador português Fernão Magalhães (1480-1521).

Demos a volta ao mundo, convocando a abrangência geográfica das coleções do Museu de Lamego, numa oportunidade de aprofundamento do conhecimento sobre objetos menos conhecidos e de os divulgar junto do público.

Para além do acervo em exposição permanente, possui o Museu de Lamego inúmeras coleções que, por se encontrarem em reserva, não estão tão acessíveis ao público. São, no entanto, na sua diversidade, essenciais para melhor compreender a história do Museu de Lamego e da sociedade onde este se encontra inserido. Através destes, quisemos desviar o foco de narrativas veiculadas à chamada «grande arte», como as que são sugeridas por obras de maior reconhecimento, e que se inserem na categoria de Tesouros Nacionais – políptico de Vasco Fernandes, tapeçarias flamengas, painéis de azulejos figurados, do séc. XVII, e arca tumular medieval –, para nos determos na pluralidade de pequenas histórias, ligadas ao universo das viagens. Das viagens que, no exercício das suas funções, realizaram os bispos de Lamego a Roma, de onde trouxeram inúmeras obras de arte com que durante séculos enriqueceram o palácio, onde o museu se encontra instalado, convertendo-o num espaço de afirmação de gosto, erudição e cosmopolitismo; às viagens, mais recentes, de lamecenses, que escolheram o Museu de Lamego para perpetuar a memória das missões diplomáticas ou militares que realizaram na Ásia ou em África.

Estabelecer o diálogo entre os objetos, e seus contextos, e as entidades que os fizeram chegar a Lamego, como forma de melhor conhecer a história do Museu de Lamego e as suas coleções, e a sua relação com a cidade, foi o objetivo a que nos propusemos com a publicação do número 3 da Revista Um Ano Um Tema, agora disponível online, de modo gratuito, a partir do website do Museu de Lamego: www.museudelamego.gov.pt.

Aceite o convite e embarque nesta aventura, sem sair de casa. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,925,532