"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

IT GIRL SÉRIE

Conheça o primeiro episódio da série online (youtube).


IT GIRL: UM ESTEREÓTIPO?

A DESCONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO
Uma Imagem vale mais que mil palavras?
As imagens mexem com o público, porque passam conceitos, com maior rapidez do que um texto.
O projecto It Girl nasceu da vontade de criar uma história sobre o impacto da nossa imagem/identidade na sociedade.
Como numa história de ficção podemos criar uma realidade própria, para questionarmos e pensarmos sobre a sociedade em que vivemos, decidi criar uma curta-metragem para mostrar como as It Girls/Influencers/Instagrammers de hoje em dia, entendem a
importância da sua própria imagem para viver, mas também têm medo de desaparecerem no meio do fogo de vista e o que realmente faz uma personalidade ser uma fonte de inspiração para as outras.
Será que existe algum conteúdo por detrás das publicações das It Girls ou são apenas imagens que vendem ilusões?
É muito importante manter um cuidado com a nossa imagem pessoal, porque tem o poder de transmitir credibilidade e confiança às pessoas.
Mas só isso não chega!
O protótipo de It Girl é uma jovem que inspira as outras e mantém-se actual com o passar do tempo, graças ao equilíbrio entre a sua personalidade cativante, carismática e o impacto da sua imagem bonita e exemplar.
Hoje em dia, com o acumular de likes e seguidores nas redes sociais, as influenciadoras digitais são consideradas as novas “It Girls”.
Mas infelizmente o conceito de It Girl sofreu uma banalização, por causa da vaidade, futilidade, egocentrismo e pelo desejo faminto pela fama, transmitido por algumas Influencers e Instagrammers.
Foi então que pensei pôr a personagem a ser entrevistada para mostrar que por detrás de uma imagem exemplar e aparentemente perfeita, há sempre uma pessoa com falhas.
Eu e a actriz Teresa Alves, também queremos desafiar o público!
Mesmo que se sintam diferentes da Sybil, não conseguirem resistir a acompanhar a entrevista até ao fim, para verificarem se é apenas uma rapariga fútil, que espelha assustadoramente a sociedade actual ou porque se deixaram seduzir pela sua imagem.
A entrevista ser intercalada por selfie-vídeos serve para realçar a obsessão que hoje em dia, existe com o Eu, mostrar como a sociedade está bastante egoísta e egocêntrica com a constante publicação de imagens de nós próprios, mesmo nas situações mais
caricatas.
O que ao início era uma curta-metragem, transformou-se numa série onde a barreira ténue entra a realidade (documentário) e a ficção (sátira) é muito ténue, por ser o reflexo da imitação, dos gestos e acções diárias da realidade das Influencers.
Eu e a actriz Teresa Alves sentimos imenso gozo em debatermos diversos temas actuais e intemporais, contrastando o drama com a comédia.


A CONSTRUÇÃO DE UM GÉNERO
Foi um desafio encontrar a Actriz que também consegui-se equilibrar a beleza com o talento, de modo a dar total credibilidade à personagem.
Gosto de dar a oportunidade a jovens actrizes, para exporem o seu talento e mostrarem que um Ícone não é apenas uma imagem bonita, mas sim alguém que nos inspira pela dedicação ao seu trabalho e consequente qualidade.
E a Teresa é um excelente exemplo!
Foi a própria que sugeriu, transformar a curta-metragem em série, pelo entusiasmo que sentiu em fazer a personagem e transformá-la num reflexo da sociedade em que vivemos, que está cada vez mais estranha e caricata.
Esta série ajudou-nos a ver que não temos que tentar adivinhar o que agrada aos outros, temos é que encontrar a nossa identidade artística e não termos medo de a mostrar ao mundo!
A ousadia e a coragem de sermos diferentes é o que nos dá originalidade e pode tornarnos eternos!


AUTOR Pedro Cardita


IT GIRL SÉRIE
EQUIPA TÉCNICA
Produção: Pedro Cardita / Teresa Alves
Realização, Argumento, Operador de Câmara, Captação de Som, Edição de Vídeo e Áudio: Pedro Cardita
EQUIPA ARTÍSTICA
Sybil Borges - Teresa Alves
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,924,794