"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Experimental de Cascais estreia "Noites de Teatro"

O Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março, marca o arranque desta iniciativa com a disponibilização da gravação de 1980 do Auto da India, de Gil Vicente, gravado no Brasil, nos estúdios da Globo.


O Teatro Experimental de Cascais irá dar início à disponibilização de um conjunto de gravações de criações suas, começando pelo AUTO DA INDIA, de Gil Vicente, espetáculo com encenação de Calos Avilez e cenografia e figurinos de Mestre Júlio Resende. Esta iniciativa pretende, através do universo online, fazer chegar o Teatro aos portugueses em quarentena, contribuindo para a manutenção de programas culturais e de entretenimento, mesmo a partir de casa. Conta  já com 8 sessões programadas, sempre às segundas-feiras, até dia 18 de maio, sendo a sexta-feira de 27 de março a exceção à regra pela data que se comemora.

Ao longo dos últimos anos, o Dia Mundial do Teatro tem sido a data eleita pelo Teatro Experimental de Cascais para apresentação de uma nova criação. Desta vez, e no âmbito do Plano de Contingência da DGS para o Covid-19, a apresentação da peça escolhida para o efeito está suspensa. A estrear, logo que existam condições para o fazer, o espetáculo previsto na programação seria BRUSCAMENTE NO VERÃO PASSADO, de Tennessee Williams com encenação de Carlos Avilez, tradução de Graça P. Corrêa, cenografia e figurinos de Fernando Alvarez, desenho de luz de Rui Monteiro e desenho de som de Hugo Neves Reis, com o seguinte elenco Bárbara Branco, Bernardo Souto, João Gaspar, Lídia Muñoz, Luísa Salgueiro, Manuela Couto e Teresa Côrte-Real.

Contudo, e mantendo a tradição de celebração da efeméride, o Teatro Experimental de Cascais irá disponibilizar o seu AUTO DA INDIA, estreado no Japão e parte de uma digressão no Brasil com muitos outros espectáculos, nos quais se inseriu também O AUTO DA BARCA DO INFERNO. Estes autos foram, em 1980, gravados e transmitidos pela Globo para divulgação do teatro português, iniciativa que 40 anos depois não só continua a fazer sentido como é cada vez mais pertinente na fase vivida.

Embora a qualidade do som apresente limitações próprias da antiguidade da gravação, a administração do Teatro Experimental de Cascais não quis deixar de a partilhar, promovendo, desta forma, um programa para o Dia Mundial do Teatro que apoia  e valoriza a cultura nacional.  “Juntamo-nos, assim, aos artistas que nos tempos de hoje, vendo-se impossibilitados de estrear, recorrem à Internet, quer ajudando as pessoas no seu isolamento, quer mostrando os seus trabalhos por esta via. Por isso mesmo, está será apenas a primeira das nossas “Noites de Teatro” no canal de Youtube do TEC, no qual, a partir daí, iremos disponibilizar sempre às segundas-feiras as gravações de uma peça diferente. Acreditamos que fazê-lo no início da semana contribua para que as mesmas sejam encaradas com mais inspiração e motivação.”, explica Fernando Alvarez, responsável de Programação, Cenografia e Figurinos do Teatro Experimental de Cascais.

O primeiro vídeo ficará disponível AQUI, sexta-feira entre as 21h30 e 23h00.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
30 março - O comboio da madrugada, de Tennessee Williams
6 abril - As you like it, de William Shakespeare
13 abril - A cozinha, de Arnold Wesker
20 abril - Auto do solstício do Inverno, de Natália Correia
27 abril - Deserto,deserto, de Jean-Pierre Renault
4 maio - D. Carlos, de Teixeira de Pascoaes
11 maio - Macbeth, de William Shakespeare
18 maio - Woyzeck, de Georg Büchner

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
49,218,628
>