"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Errata": Livro de artista de Nuno Moreira

O fotógrafo Nuno Moreira acaba de editar um novo livro de artista, de título "ERRATA." numa edição completamente artesanal, da qual só foram feitas 50 exemplares. Todos cuidadosamente encadernados, cozidos e assinados à mão.


O artista explica que, "com este livro pretendia assumidamente criar um objeto único, enigmático e que fugisse à ideia de ser facilmente catalogado como um livro de fotografia. No meu entender é mais um “objecto-livro”, sendo que é mais objecto e menos livro. Foi desenhado para ser manuseado, para estimular os sentidos, tendo uma curva de percepção íntima e muito elíptica, devido à própria natureza do que foi fotografado."

Como vai sendo habitual nas edições do fotógrafo, o mesmo convida escritores para se debruçarem sobre o ambiente das imagens. Nos livros anteriores contou com colaborações de José Luís Peixoto (em ZONA, de 2015), e no livro seguinte com Adolfo Luxúria Canibal (She Looks into Me, 2018). Desta vez o convite foi feito a David Soares, autor de renome no mundo da banda-desenhada e romances sobre temas históricos e de ocultismo.

Nuno Moreira conta que "é muito importante mencionar a participação do escritor David Soares nesta edição pois o resultado é, no meu ver, muito bem conseguido. Quando convido um autor para escrever um texto para um livro, o que procuro é ver como o seu estilo se conjuga com o meu, como linguagens aparentemente díspares possam ganhar novos contornos e quiçá vislumbrar-se algo de interessante nesse cruzamento. Verdadeiramente, o que me fascina no jogo entre imagem e texto é o que se torna possível construir no meio dessas duas linguagens – isto é, na imaginação do leitor. E sendo este um livro que presta uma homenagem directa à literatura e imaginação, o David foi fulcral para criar um objecto tão fora do vulgar e especial.

ERRATA. encontra-se disponível para venda no site do autor em nmphotos.org.

ERRATA
Fotografias de Nuno Moreira
Texto de David Soares (Português/Inglês)
Formato: 140x205mm
Páginas: 52
Preço: 35 Euros – portes de envio incluídos (Portugal), 40 Euros (resto do mundo)
Cosido à mão (costura francesa) em caixa de cartão preta com estampagem frontal/traseira
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,098,046