"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Culturgest, uma casa cheia de mundo

Os últimos dias têm sido estranhos para todos. A Culturgest está encerrada e tudo ficou silencioso. A nossa equipa está a trabalhar a partir de casa, a imaginar como continuar por perto.


E chegámos a uma proposta: ao longo das próximas semanas vamos ver mais futuro através do passado, provocar novas conversas, ver espetáculos, ouvir conferências, descobrir exposições.

Tudo começa com a celebração do Dia Mundial do Teatro - dia 27 de março - com a transmissão da peça mais vista de sempre na Culturgest: 100% Lisboa. Este espetáculo, da companhia Rimini Protokoll, pega nas estatísticas oficiais da cidade e dá-lhes um rosto, colocando em palco cem dos seus habitantes. Representam a população inteira dividida em categorias como género, idade, nacionalidade, agregado familiar e área de residência. Cada um fala também por si, da sua vida, opiniões, felicidades e mágoas. 

Para ver online esta sexta-feira, 27 de março, às 21:00.

Na semana seguinte, no dia 2 de abril, às 15:00, apresentamos a conferência de Daniel Christian Wahl em live streaming sobre como redesenhar o impacto humano na Terra. O biólogo e especialista em desenvolvimento sustentável defende que o capitalismo já não funcionava para a maioria da população antes da pandemia do novo Coronavírus. E sustenta ainda que o flagelo que vivemos confirma a fragilidade do comércio internacional e a necessidade de regressar a uma economia regenerativa e colaborativa, local, próxima das regiões e das pessoas. Será que com um novo paradigma seríamos mais resilientes ao teste que acontecimentos como o recente Coronavírus apresenta à economia global?

E é sempre tempo de regressar a Steve Paxton. Um dos nomes fundamentais da dança pós-moderna e contemporânea passou as últimas seis décadas a pensar e a escrever sobre o movimento. Recordamos o ciclo que dedicámos ao bailarino, coreógrafo e pensador americano há cerca de um ano com a conferência que deu na Culturgest. Na quinta-feira, 9 de abril, às 15:00, para nos recordarmos da emoção do contacto.

Acompanhem a nossa programação todas as semanas através das redes sociais: FacebookInstagram e YouTube. E fiquem em casa.

A Culturgest comunica o prolongamento do seu encerramento e consequente não realização, nas datas previstas, dos eventos públicos que estavam programados até 19 de maio de 2020.

Os espetáculos e atividades anunciados para este período serão, dentro do possível, reagendados para datas futuras.

A solicitação de reembolso ou troca de bilhetes devem ser feitas nos locais de compra dos mesmos (Ticketline ou Culturgest).

EVENTOS NÃO REALIZADOS NAS DATAS PREVISTAS 

2 ABR
Maiko Jinushi

4 ABR
A Exposição Invisível

3, 4 e 7 ABR
Pedra

9 ABR
O Pequeno Mundo

15 ABR
Who Wants to Live Forever?

15 ABR
Alexandra P. Marques, António Jacinto, Lino Ferreira e Mário Barbosa - Regeneração

15 ABR
Joaquim Sampaio Cabral - O Papel da Medicina Regenerativa na Longevidade 

22 ABR
Gavin Bryars

22, 23 e 25 ABR
Trans/missão

30 ABR - 10 MAI
IndieLisboa

14 MAI
Silvia Federici - Mulheres, Caça às Bruxas e Acumulação de Capitais

15 MAI
The Secret Museum of Mankind

16 MAI
A Natureza detesta Linhas Rectas, de Gabriela Albergaria

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
50,842,996
>