"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cinco anos de Dar Letra à Música apanhados nas redes do Museu

No Instagram e no Facebook, o caminho para o quinto aniversário destas noites de conversa, canções e humor começa com os Blind Zero na primeira sessão do evento.


O quinto aniversário do Dar Letra à Música (DLAM) assinala-se no próximo mês de outubro, mas esse momento festivo já inspira o Museu FC Porto a partilhar, através de publicações nas redes sociais Instagram e Facebook, muitas e excelentes memórias de um evento que é referência das noites de entretenimento cultural da cidade do Porto. Canções, estórias, humor e artistas convidados que fazem lotar, recorrentemente, o Auditório Fernando Sardoeira Pinto, podiam juntar-se num olhar global para as 43 sessões já decorridas, só que a melhor forma de se apreciar esta coletânea é mesmo uma faixa de cada vez…

Assim, e para começar, o Museu foi ao arquivo do DLAM e selecionou um vídeo sobre a primeira de todas as noites deste evento. Os Blind Zero foram os convidados e sentiram-se em casa no serão de 1 de outubro de 2015, percorrendo histórias e canções da banda, entre outras incursões pelo passado, algumas pintadas a azul e branco. A sessão de estreia encheu a casa e foi o mote para todas as que lhe sucederam, marcadas pelo êxito.

Numa caminhada retrospetiva, os 5 anos de Dar Letra à Música vão ser revisitados desta forma, mas também estão previstas outras publicações bastante originais, direcionadas à memória e ao futuro deste talk-show de referência que o Museu FC Porto organiza em parceria com a Associação Sótão Paralelo (‘Conta-me Histórias’). Esta colaboração já fez subir ao palco do Museu mais de 40 artistas, entre nomes a solo e bandas, todos a dispensar apresentações e tantos deles com trono na história da música portuguesa.

A Blind Zero, Carlos Tê com Rui Vilhena, Mind da Gap, Clã, Jimmy P, Luís Represas, Vozes da Rádio, Moonspell, André Sardet, Samuel Úria, Capicua, Trabalhadores do Comércio, Mafalda Veiga, Os Azeitonas, Simone de Oliveira, Miguel Araújo, Aldina Duarte, Diogo Piçarra, David Fonseca, Três Tristes Tigres, Marta Ren, Mundo Segundo, Maria João & Budda Guedes, The Black Mamba, Jafumega, Jorge Palma, Kalú + Fred & Friends, Marante com Tiago Nacarato, Manel Cruz, Mafalda Arnauth, Dealema, Best Youth, Rita Redshoes, Frankie Chavez, Sérgio Godinho, Márcia, Fernando Daniel, João Só, João Gil, Toy, Janeiro, Miguel Angelo ia juntar-se, em março deste ano, a jovem Bárbara Tinoco, mas a 43.º sessão do DLAM teve de ser cancelada, e aguarda reagendamento, ao abrigo do combate à Covid-19.

Quando a normalidade retomar a presença nas vidas de todos nós, o Dar Letra à Música regressará ao auditório do Museu com a habitual dupla de apresentadores e provocadores e os “tratadores na plateia prontos a abatê-los” – tal como tranquiliza sempre a divertida voz off que se faz ouvir no início de cada sessão. Até lá, ficar em casa, na companhia do Museu FC Porto e a celebrar já a caminhada para os 5 anos do DLAM é uma decisão certa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,801,815