"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ponte do Arco: Intervenção Concluída

A intervenção neste Imóvel de Interesse Público, sobre o rio Ovelha na localidade de Folhada, incluiu o desmonte parcial do arco, tabuleiro e encontros, bem como a reformulação do pavimento do tabuleiro, das guardas e dos muros.


Uma intervenção promovida pela Rota do Românico e pelo Município de Marco de Canaveses, com o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Norte e arqueológico da Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, num investimento superior a 171.000 euros, cofinanciado em 90% pelo Turismo de Portugal e em 10% pelo citado Município, no âmbito da operação “Valorização Patrimonial da Rota do Românico”.

Unindo as margens do rio Ovelha, a Ponte do Arco faz jus ao nome.

Composta por um único arco, ligeiramente apontado e de grandes dimensões, assume-se como uma imponente obra de arquitetura. O seu tabuleiro forma um cavalete, inspirando-se na construção das pontes góticas.

Os mestres pedreiros que a projetaram e conceberam, ergueram os seus alicerces em dois afloramentos das margens, formulando assim uma estrutura mais robusta e segura.

Talvez sem o desejarem, acabaram por criar um exemplo de vigor e equilíbrio.

Esta harmonia só é perturbada quando se observa o intradorso da Ponte da margem esquerda, sendo possível notar o desfasamento dos silhares [pedras] de arranque, na margem direita, cuja posição foi interrompida para colocação do cimbre (estrutura em madeira que serve para o molde do arco).

Parte de uma rede municipal e paroquial de caminhos no antigo concelho de Gouveia, a Ponte do Arco representa bem o modelo de travessias locais que se disseminou ao longo da Época Moderna.



in Rota do Românico | 27 de março de 2020
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,205,653