"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gulbenkian abre concurso de apoios de emergência a artistas

Candidaturas estão já abertas e abrangem artes visuais, dança, música e teatro.

A dança é uma das áreas contempladas pelo concurso que a Gulbenkian abriu esta segunda-feira_Paulo Pimenta


A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou esta segunda-feira a abertura de um concurso destinado aos profissionais de artes visuais, dança, música e teatro afetados pela paralisação generalizada do sector devido à pandemia da covid-19. A linha de apoio a artistas decorre do Fundo de Emergência de cinco milhões de euros a distribuir por várias áreas criado pela fundação em resposta às perturbações criadas pelo novo coronavírus no tecido social, científico ou cultural. Adicionalmente, a Gulbenkian avançou ainda ao PÚBLICO ter flexibilizado as regras das bolsas e dos projetos que já apoia.

“O montante previsto para o apoio específico à cultura [no âmbito do Fundo de Emergência] poderá ir, nesta fase, até um milhão de euros”, precisou, a pedido do PÚBLICO, fonte oficial da Gulbenkian, considerando prematuro quantificar a dotação deste concurso que batizou como “Apoio de Emergência”. “Só conhecendo as candidaturas poderemos saber a distribuição entre artistas individuais e entidades sem fins lucrativos”, disse a mesma fonte.

A fundação acrescentou ainda, em resposta enviada ao PÚBLICO, que “aprovou já uma política de flexibilidade relativamente a bolsas e projetos já iniciados ou em processo de aprovação, permitindo a sua redefinição e recalendarização, de modo a garantir a permanência das estruturas de produção afetadas”.

As candidaturas aos apoios dirigidos ao sector artístico – que podem atingir o valor máximo de 2500 euros para profissionais a título individual e 20 mil euros para estruturas de produção – abriram esta segunda-feira e encerram às 12h do dia 6 de abril. Podem concorrer “os profissionais de cultura afetados pelas medidas resultantes da pandemia de covid-19, que se viram privados de rendimento em virtude da suspensão da sua atividade”, diz a fundação em comunicado.

São elegíveis para estes apoios, detalha ainda o comunicado, “artistas, técnicos e demais profissionais especializados" e “organizações privadas de produção artística sem fins lucrativos, que tenham comprovadamente visto a sua atividade suspensa pelo cancelamento de concertos, espetáculos ou exposições” devido às restrições suscitadas pela pandemia.

No caso dos artistas e técnicos contratados para concertos, espetáculos ou exposições canceladas, é condição que sejam portugueses ou residam e trabalhem em Portugal e “que sejam trabalhadores independentes há pelo menos seis meses”. Quanto às estruturas de produção, podem candidatar-se a receber apoios relacionados com encargos de pessoal ou custos previstos para “assegurar a manutenção dos postos de trabalho” e “um rápido retomar das atividades” após o final da crise sanitária.

As candidaturas recebidas serão avaliadas e selecionadas pelo conselho de administração da Fundação Gulbenkian por proposta de um júri constituído para o efeito. O júri, informou a Gulbenkian ao PÚBLICO, será composto por “representantes do programa de cultura, música, museu e delegação de Paris”.

Na semana passada, quando do anúncio da criação do Fundo de Emergência, a presidente do conselho de administração da fundação, Isabel Mota, dizia ao PÚBLICO que o sector cultural está incluído nas preocupações da Gulbenkian porque “vai precisar de um apoio de emergência, quer a artistas quer a estruturas de produção artística que viram os seus projetos cancelados": “Vamos tentar ajudar a assegurar que estas instituições e estes artistas não desistam”, sublinhava Isabel Mota.

O regulamento deste concurso está disponível em Gulbenkian.pt, bem como os respetivos formulários de candidatura.


por Joana Amaral Cardoso, in Público | 30 de março de 2020
notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

 

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,899,787