"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Santuário Rupestre de Garfe já é sítio de interesse público

O Santuário Rupestre de Garfe, na Póvoa de Lanhoso, também conhecido localmente por penedo das Pias dos Mouros, foi classificado como sítio de interesse público devido ao seu “testemunho simbólico ou religioso” e ao “valor estético técnico”.


A portaria de classificação foi publicada a 30 de março de 2020, em Diário da República. Após o pedido da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em 2015, para abertura do procedimento de classificação como Imóvel de Interesse Público deste monumento e da respetiva área envolvente, o reconhecimento como Sítio de Interesse Público é mais um passo que o município alcança para a sua valorização e salvaguarda, estando já a pensar-se nas ações futuras a desenvolver para se efetuar um estudo mais pormenorizado sobre este local sagrado, fundamental para a memória coletiva da Póvoa de Lanhoso.

O Santuário Rupestre de Garfe é um singular e enigmático monumento rupestre português, equiparado ao Santuário Rupestre de Panóias, expoente máximo no nosso país desta tipologia de monumentos. Apresenta uma tipologia que permitiu associá-lo a outros espaços sagrados conhecidos, localizados em geral em afloramentos rochosos e dedicados a divindades indígenas.

Segundo descreve o referido documento, o Santuário Rupestre de Garfe encontra-se “implantado num afloramento granítico de forma circular, sendo constituído por três tanques escavados no topo da rocha. O maior deles em forma de ‘T’ e os dois restantes retangulares, um dos quais dispondo-se paralelamente ao primeiro e o segundo perpendicular a ambos”.

A portaria é assinada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira, com data de 5 março e destaca a sua relevância para a investigação histórica ou científica bem como o “caráter matricial do bem”, o seu interesse como “testemunho simbólico ou religioso (…), como testemunho notável de vivências ou factos históricos”, bem como o seu valor estético, técnico e material intrínseco, a sua conceção arquitetónica e paisagística, a sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

A partir de agora, toda a área classificada é considerada área de sensibilidade arqueológica, pelo que devem ser realizadas sondagens arqueológicas prévias e acompanhamento arqueológico sempre que esteja prevista qualquer ação que implique o revolvimento do solo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,991