"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Maria Helena Mira Mateus (1931-2020)

Morreu a linguista e professora universitária portuguesa Maria Helena Mira Mateus (Carcavelos, 18 agosto 1931 – 30 de março de 2020), figura cimeira dos estudos linguísticos sobre o português.


Licenciada em Filologia Românica em 1954 e doutorada em Linguística Portuguesa em 1974, na Universidade de Lisboa, Maria Helena Farmhouse da Graça Mira Mateus era professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde foi docente durante mais de três décadas. 

Distinguindo-se pelo seu extraordinário dinamismo e poder de iniciativa, foi fundadora e presidente da direção da Associação de Professores de Português (1978-1984) e da direção da Associação Portuguesa de Linguística (1984-1986 e 2000-2004). Dirigiu também a Revista Internacional de Língua Portuguesa do n.º 1 (1988) ao n.º 17 (1997); e de 1986 a 1989 foi vice-reitora da Universidade de Lisboa.

A ação de Maria Helena Mira Mateus foi notável no desenvolvimento científico e institucional da investigação na área do processamento informático da língua portuguesa: em 1986, o presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica incumbe-a de criar o grupo português do Projeto de Tradução Automática da CEE, EUROTRA; em 1989, fundou e presidiu (até 2012) à direção do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), – entidade hoje integrada no CELGA-ILTEC (unidade criada em 2015, em fusão com Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra). Foi no ILTEC que se desenvolveram trabalhos com significado para a definição dos usos padronizados e institucionais da língua, como sejam o Observatório de Neologia do Português, o projeto Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na escola portuguesa, a Rede de Difusão Internacional do Português: rádio, televisão e imprensa (REDIP) e o Portal da Língua Portuguesa.

Numerosos são os artigos de que é autora em revistas portuguesas e estrangeiras sobre as áreas da sua investigação (com particular incidência na fonologia do português europeu) e sobre questões de linguística geral, especialmente no que toca as políticas de língua, à epistemologia da linguística e à teoria da gramática generativa. Entre as obras que escreveu ou coordenou, têm destaque, Aspetos da Fonologia Portuguesa (1975), Fonética, Fonologia e Morfologia do Português (1991), The Phonology of Portuguese (2000, com Ernesto d'Andrade), A Face Exposta da Língua Portuguesa (2002), a Gramática da Língua Portuguesa (2003), Linguística (2006, com Alina Villalva), Norma e Variação (com Esperança Cardeira), A Língua Portuguesa. Teoria, Aplicação e Investigação (2014, com Ana Maria Brito, Inês Duarte, Isabel Hub Faria, entre outras); e em 2018 publicou um livro de memórias, Uma Vida Cheia de Palavras.

A familiares, amigos e colegas da professora Maria Helena Mira Mateus, também o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa exprime pesar, não deixando de sublinhar o contributo marcante da sua personalidade e visão para o conhecimento e promoção da língua portuguesa.

Notícia online em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/



O Centro Nacional de Cultura homenageia a memória da grande Amiga e da extraordinária Professora.
Recordamos a colaboração com o Centro em vários momentos, designadamente
na homenagem a António Alçada Baptista quando fez 80 anos.
Apresentamos à família sentidas condolências.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,185,070