"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ler em Todo Lado da Casa

Há 10 anos que as BLX em parceria com a APEL desenvolvem o Ler em Todo Lado, de 1 a 30 de abril, integrando as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril).


Nas edições anteriores, já lemos em jardins, em escolas, no metro, na rua, em cafés e bares, nos CTT, nas livrarias, nas bibliotecas, em varandas, já lemos mesmo em todo lado.

Mas, este ano, e para comemorar a 10ª edição, vamos LER EM TODO LADO DA CASA.

Vamos precisar de todas as pessoas para, em conjunto, no Facebook das BLX, lermos e lermos muito e de várias formas. O desafio lançado é o seguinte:

#leremtodoladodacasa
Queremos uma foto do seu cantinho de leitura preferido com o livro que anda a ler. Pode ser na cozinha quando está a fazer o seu bolo preferido, na sala em modo relaxante no sofá ou até no WC onde a leitura pode ser muito variada. Partilhe connosco o seu cantinho, enviando-nos a foto por mensagem privada via messenger ou por e-mail: blx@cm-lisboa.pt, sendo que ao enviar-nos está a autorizar a sua publicação no Facebook das BLX.

Se quiser envie-nos local da casa onde tirou a foto e uma breve descrição porque gosta de ler nesse local. Pode também enviar-nos a sua localidade.

NOTA: as BLX reservam-se o direito de não publicar fotos que constituam atentado ao pudor ou ofensa contra pessoa ou conjunto de pessoas.

Para além desta atividade, pode ainda consultar o nosso programa para todo o mês. Vamos ter:

> Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia (seg-sáb, 11h)
A primeira série de histórias é contada pelas mediadoras de leitura da Rede BLX, baseando-se na sua experiência enquanto leitoras e contadoras.

> Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) 
Durante 3 dias (30, 31 março e 1 abril) colocamos no FB das BLX um post para votarem num dos 5 livros de Hans Christian Andersen. O livro mais votado vai ser lido no dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil às 11h na rubrica Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia
Vamos ter também outras surpresas ao longo do dia.

> Cápsula de livros (seg-dom, 14h)
Vamos falar de livros, de diferentes géneros literários, que estão nas bibliotecas, nas livrarias, nas estantes de casa e também dos que são descarregados para os aparelhos eletrónicos. Profissionais da Rede BLX e convidad@s (escritor@s, ator@s, etc) escolherão um livro (disponível no catálogo BLX), associando-lhe um tema.
Com base nessa escolha farão uma breve apreciação do livro, sempre de uma perspetiva pessoal, ligando-o ao tema escolhido. Esta é gravada e disponibilizada em podcast no FB das BLX. 

> Cápsula de Música
Neste projeto promovido pela Fonoteca de Lisboa falaremos de música, autores, cantores, livros e especialmente sobre música portuguesa, brasileira, de intervenção, entre outros géneros musicais.

> Dia Mundial do Livro (23 de abril)
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, fundamentais no processo educativo.
 
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,897,259