"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Literário António Celestino com prazos a decorrer

Apesar dos constrangimentos provocados pelo COVID19, razão pela qual eventos e iniciativas culturais do município da Póvoa de Lanhoso foram canceladas, o Prémio Literário António Celestino encontra-se a decorrer, com o envio dos contos até dia 30 de abril, conforme dita o regulamento. 

Helena Lima, vencedora da edição de 2019


Até ao momento, a organização conta com mais de 30 candidaturas.

A data da cerimónia de anúncio do vencedor e entrega do respetivo Prémio, agendada para junho, será objeto de reagendamento, mediante as diretrizes das entidades competentes e será divulgada pelo município em tempo oportuno.

De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, em 2020, mais uma edição do Prémio Literário Municipal António Celestino, com o valor pecuniário de 1000 euros, para o texto vencedor.

Em 2019, o júri atribuiu este Prémio a Helena Lima, com o texto “Fêmeas Existências”. Este Prémio surgiu em 2017, inserido no âmbito das comemorações do centenário de nascimento do escritor Povoense António Celestino. É atribuído todos os anos e distingue Contos e Poesias, as vertentes em que António Celestino mais se destacou. Este ano, vai premiar a vertente de Conto.

Criado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Prémio Literário Municipal António Celestino encontra-se aberto à participação de todos/as os/as cidadãos/as portugueses/as maiores de 18 anos. Só serão admitidos à avaliação trabalhos inéditos, escritos em língua portuguesa.

Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita na comunidade concelhia, defender e valorizar a Língua Portuguesa, promover e incentivar a criação literária e homenagear António Celestino, que nasceu na Póvoa de Lanhoso e aqui residiu parte da sua vida.

Os trabalhos deverão ser remetidos por correio registado para o Centro Interpretativo da Maria da Fonte ou enviados para cultura@mun-planhoso.pt, entre 1 e 30 de abril.

Para além do prémio no valor de 1000 euros, a pessoa vencedora terá ainda direito à estada de uma noite numa unidade hoteleira do concelho da Póvoa de Lanhoso. Condecorado em Portugal e no Brasil pelo seu talento e dedicação às artes, António Celestino faleceu, no concelho Povoense, aos 95 anos de idade.

Consultar aqui as normas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,169,096