"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nesta Páscoa visite virtualmente o Jardim Zoológico

De 8 a 13 de abril, o Jardim Zoológico preparou um conjunto de atividades para uma Páscoa diferente.


Na semana em que se assinala a Páscoa, o Jardim Zoológico propõe um conjunto de atividades para toda a família. Entre as surpresas preparadas, o Zoo desafia os visitantes virtuais a assistir ao nascimento de uma tartaruga através de um vídeo partilhado no canal YouTube oficial do parque; e a participar na sempre tão aguardada “Caça aos Ovos”, desta feita, virtual.

De 10 a 12 de abril, reúna a família no site oficial do Jardim Zoológico e deixe-se desafiar pelo passatempo “Caça virtual aos ovos da Páscoa”. Seguindo um conjunto de pistas disponibilizadas no site do Zoo de 10 a 12 de abril, os visitantes terão de encontrar os ovos escondidos nas várias páginas do site. No final, terão apenas de enviar um e-mail para info@zoo.pt com as respostas corretas para cada pista, e habilitar-se diariamente a um dos 5 convites duplos para visitar o Jardim Zoológico, que temos para oferecer. Um total de 15 convites duplos com validade de 1 ano após a reabertura do parque. Os convites serão atribuídos aleatoriamente às primeiras 5 respostas certas verificadas em cada dia.

Como abril é o mês dos ovos, o Jardim Zoológico aproveita ainda o momento para apresentar uma cria “saída da casca”. Trata-se de uma pequena Tartaruga-espinhosa que nasceu no dia 19 de julho de 2019, após quatro dias no processo de eclosão. Depois do nascimento, o animal foi avaliado pela curadora e monitorizado pela equipa de tratadores do reptilário para garantir que seguia os parâmetros normais de desenvolvimento. Tanto o nascimento, como os momentos que se seguiram foram registados e podem ser revistos no vídeo partilhado na página de YouTube do parque.

Os progenitores deste animal, chegaram ao Jardim Zoológico em 2005, após uma apreensão de alguns animais que seguiam a rota do comércio ilegal, a principal causa de extinção desta espécie classificada como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Esta apreensão decorreu no âmbito da campanha bianual lançada em 2004 pela EAZA, ShellShock, que tinha como objetivo a erradicação do comércio ilegal destes répteis. Nascimentos como este, trazem a esperança à conservação desta espécie francamente ameaçada, e para a qual o Zoo é coordenador do Studbook Europeu, com o objetivo de elaborar uma estratégia de conservação em habitat natural.

Nesta semana de Páscoa, deixe o Jardim Zoológico entrar em sua casa e aceite o desafio de uma volta ao mundo selvagem sem sair do sofá.

Agenda – 8 a 13 de abril 

De 8 e 9 de abril, a partir das 11h
Campos de Férias Virtuais, no blog oficial do Jardim Zoológico

Dia 9 de abril, às 11h
Encontros com o Biólogo | Espécies Invasoras, vêm para ficar?
Saiba mais aqui!

Dias 10, 11 e 12 de abril
Passatempo “Caça virtual aos ovos da Páscoa”
A partir do dia 10 de abril, descubra na homepage do site do Jardim Zoológico as pistas que o vão orientar nesta Caça ao ovo virtual.

Dia 11 de abril, às 11h
Encontros com o Biólogo | Alerta: clima nos extremos
Saiba mais aqui!

Dia 13 de abril, a partir das 11h
Campos de Férias Virtuais, no blog oficial do Jardim Zoológico
Para mais informações visite www.zoo.pt.

Sobre o Jardim Zoológico:
A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2020 celebra 136 anos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,198,211