"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Está de volta o Concurso Lusófono da Trofa

Este concurso tem como objetivo incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor lusófono.


É um dos concursos literários mais prestigiados e mais conhecidos dos países lusófonos, e a edição 2020, termina a 31 de maio.

As obras a concurso devem ser enviadas, sob pseudónimo, até ao último dia útil do mês de maio de 2020 (31 de maio) e em Portugal, podem fazê-lo, em mão (até às 18h00, do último dia útil do mês de maio de 2020 (31 de maio), na Casa da Cultura da Trofa, Avenida D. Diogo Mourato, durante o horário do expediente ou via correio, através de carta registada.

Já nos outros países a entrega dos contos pode ser efetuada no Centro Cultural Português em Luanda (Angola), no Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), no Centro Cultural Português na Praia no Centro Cultural Português na Praia – polo Mindelo (Cabo Verde), no Centro Cultural Português em Bissau (Guiné-Bissau), no Centro Cultural Português em Maputo e no Centro Cultural Português em Maputo – Polo da Beira (Moçambique), no Centro Cultural Português em S. Tomé e no Centro Cultural Português em S. Tomé – Polo da Ilha do Príncipe (S. Tomé e Príncipe), no Centro Cultural Português em Díli (Timor) e na Embaixada de Portugal em Malabo (Guiné Equatorial).

Recorda-se que esta iniciativa organizada pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. defende e consolida a língua portuguesa como expressão universal da cultura lusófona, além de motivar a produção literária.

Este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infantojuvenil, que fomenta o gosto pela leitura, estimulando o espírito de iniciativa, ao mesmo tempo que desenvolve e incentiva a escrita criativa, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Timor.

A concurso estão o Prémio Matilde Rosa Araújo no valor de 2000 euros, ainda o Prémio Ilustração no valor de 1500 euros e o Prémio Lusofonia no valor de 1000 euros. Os vencedores serão revelados nas Comemorações do Aniversário do Município, em novembro.

 A Trofa prepara-se desta forma, para galardoar mais um conto infantil inédito, criado em português, que irá assim, juntar-se aos vários livros infantis editados pela Câmara Municipal, no âmbito do Concurso que é já considerado uma referência internacional na área da literatura e da criação e expressão literária em português.

Esta iniciativa organizada pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. defende e consolida a língua portuguesa como expressão universal da cultura lusófona, além de motivar a produção literária.

>> Consulte AQUI o flyer
>> Consulte AQUI o regulamento

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,048