"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Futuros do cinema: Call for papers até 30 de junho!

A revista ARGUMENTO, do Cine Clube de Viseu, abre em 2020 a sua primeira convocatória para apresentação de ensaios e críticas fílmicas.


Podem participar estudantes e académicos das escolas de cinema, comunicação e audiovisual de Portugal e Espanha, sem excluir pessoas pertencentes a outras áreas de conhecimento. Os vencedores têm publicação garantida na revista.

Publicar um conjunto de textos que questionam o cinema, mostrando criticamente as suas temáticas fundamentais e abrindo um campo de possibilidades para novos horizontes é o objectivo do Cine Clube de Viseu.

O tema da convocatória é:
FUTUROS DO CINEMA - CRÍTICA, PÚBLICO, SALAS DE CINEMA

ARGUMENTO procura reflectir sobre o modo como, a partir das mudanças radicais de ver cinema na era do consumo digital, e da transformação dos meios especializados de crítica e reflexão sobre cinema e cultura, se configuram novas imagens e novas formas de pensar o cinema, tanto do ponto de vista da criação, como do da distribuição e exibição. Esta convocatória contribuirá para a análise sobre a produção actual e os desafios da sua distribuição e exibição, indispensável para uma melhor compreensão do cinema.

PARTICIPANTES
A convocatória está aberta a estudantes e académicos das escolas de cinema e comunicação de Portugal e Espanha, sem excluir pessoas pertencentes a outras áreas de conhecimento.

COMO CONCORRER
Os textos serão avaliados à luz de duas categorias: ENSAIO ou CRÍTICA. Serão aceites trabalhos relevantes para o tema acima descrito, com uma extensão máxima de 25.000 caracteres (incluindo espaços, não incluindo as referências), entregues em formato Word ou .txt.

Os textos deverão ser enviados para o endereço argumento@cineclubeviseu.pt sem assinatura ou pseudónimo - os trabalhos que incluam o nome do autor ou pseudónimo serão automaticamente desclassificados.

PRAZOS
A convocatória está aberta até 30 de junho de 2020. Os textos anónimos serão analisados por académicos, críticos e cineastas com trajectos amplos e reconhecidos, e da sua decisão não aceitaremos recurso. Todos os concorrentes serão informados se os textos foram ou não aceites durante o mês de julho de 2020.

A edição #166 do ARGUMENTO, de setembro 2020, dará início à publicação dos textos selecionados. O nosso conselho é irem a jogo! Ficamos a aguardar os vossos trabalhos.

Podem encontrar toda a informação, e a versão em espanhol do regulamento, no site do Cine Clube de Viseu, em www.cineclubeviseu.pt/CONVOCATORIA-ABERTA.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,814,550