"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Balter Youth lançam "Children Playing Adults"

O disco de estreia da banda portuense está agora disponível nas plataformas de streaming depois de se darem a conhecer com os singles “Detour” e “Blackbox”, bem como uma live session para “Primavera”.

 
“Children Playing Adults” é o nome do disco de estreia da banda portuense composta por cinco estudantes universitários, que trazem agora ao mundo os primeiros temas originais, desvinculados de quaisquer produtoras ou editoras.

"O Children Playing Adults é, no fundo, a nossa adolescência, o início da vida adulta, a procura pela nossa identidade, o crescimento. É tudo aquilo que fomos fazendo nos últimos anos como se estivéssemos a “brincar aos grandes”. É o trabalho de dois anos que desenvolvemos com o Luís Rodrigues (produtor do álbum) e que acabou por ser uma grande viagem que nos deixa orgulhosos e, acima de tudo, cheios de vontade de criar mais", explica Inês Pinto da Costa, a vocalista dos Balter Youth.

Este disco marca a primeira afirmação da banda na música portuguesa, com sonoridades diversas que pintam desde paisagens calmas e etéreas a cenários densos e frenéticos. De baterias rasgadas e energéticas a uma “Primavera” reduzida à voz e à guitarra, o projeto portuense encontrou um som único dentro daquilo que consideram uma procura de identidade própria no panorama da música independente portuguesa. O álbum conta ainda com uma masterização realizada por João Bessa, conhecido por trabalhar em estúdio com artistas como Ana Moura ou Pedro Abrunhosa.

Numa altura em que a pandemia ameaça os músicos portugueses, João Freitas (guitarrista dos Balter Youth) explica a decisão de lançar um álbum numa fase incerta da cultura portuguesa. “A nossa ideia passava por preparar o lançamento do disco, com concertos de apresentação agendados e disponibilizando cópias físicas ao mesmo tempo que as digitais. Achámos que teríamos de adiar tudo isto para quando tudo voltasse à normalidade. Mas acho que todos nos fomos apercebendo que faria mais sentido não esperar mais, numa tentativa de contribuir um pouco para aquilo que estamos todos a tentar ultrapassar. Penso que compete aos artistas e criadores de conteúdo tentarem manter-se ativos e ajudar à sua maneira numa fase destas. Espero que este disco ajude alguém a sentir-se melhor nesta quarentena, seria bom sinal”.

“Children Playing Adults” está disponível para streaming nas plataformas Spotify e Apple Music, e para compra digital no Bandcamp e iTunes.



Instagram
Facebook 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,257,624
>