"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu Nacional de Arte Antiga disponibiliza catálogos online

São seis os catálogos de algumas exposições que estiveram patentes na "SALA DO TECTO PINTADO", sobre investigações realizadas a peças do acervo, e que passam a estar disponíveis gratuitamente ao público, na íntegra e em versão digital, no sítio WEB do Museu Nacional de Arte Antiga.


Prosseguindo com a sua missão da difusão cultural e artística, ampliada pelo atual panorama em que vivemos, o MNAA continua a reforçar a comunicação on-line com o objetivo claro de garantir a proximidade com o público, através das plataformas digitais.

Neste sentido, e a começar já no dia 14 de abril, será disponibilizado no sítio WEB do Museu, um conjunto de seis publicações, na sua versão integral e em formato PDF, composto pelos catálogos de algumas das exposições que estiveram patentes na «Sala do Tecto Pintado» (Sala 50), e que documentam num formato expositivo, as investigações realizadas a algumas peças do acervo. A publicação dos catálogos será gradual, um catálogo por semana, sempre à terça-feira.

Sobre a «Sala do Tecto Pintado»
 A «Sala do Tecto Pintado» retira a sua designação do facto de ostentar parte da quadratura original, realizada pelo pintor toscano Vincenzo Bacherelli (1672-1745), durante a sua permanência em Lisboa, entre 1701 e 1721, testemunho raro da pintura de arquiteturas em palácios lisboetas. Pelas suas reduzidas dimensões, esta sala está especialmente vocacionada para o acolhimento de mostras de pequena escala, cujo alicerce comum é a investigação relacionada com o estudo e valorização do acervo do Museu.

Catálogos a disponibilizar no sítio WEB do MNAA

SOBRE O TRILHO DA COR l Para uma Rota dos Pigmentos (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 23 de setembro e 8 de novembro de 2010) Data de publicação on-line: 14 de abril (terça-feira);

ESCULTURAS DE GÉNERO l Presépio e Naturalismo em Portugal (exposicão patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 10 de dezembro de 2010 e 27 de fevereiro de 2011) Data de publicação on-line: 21 de abril de 2020 (terça-feira);

ESPLENDOR HOLANDÊS l O "Retrato de Família" de Pieter de Grebber (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 30 de junho e 11 de setembro de 2011)

VIAGENS l O Tesouro da Vidigueira (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 21 de setembro e 27 de novembro de 2011) Data de publicação on-line: 5 de maio (terça-feira);

VIAGENS l Lacas Namban e de Outras Paragens (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 21 de setembro e 27 de novembro de 2011) Data de publicação on-line: 12 de maio (terça-feira);

REVELAÇÕES l O Presépio de Santa Teresa de Carnide (exposição patente na «Sala do Tecto Pintado» do MNNA entre 10 de dezembro de 2011 e 26 de fevereiro de 2012) Data de publicação on-line: 19 de maio (terça-feira).

Plataformas Digitais do MNAA: 
Facebook
YouTube
Instagram
Google Arts & Culture
Site

Museu Nacional de Arte Antiga
Criado em 1884, o MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais relevante coleção pública do País. Pintura, escultura, artes decorativas – portuguesas, europeias e da Expansão –, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como «tesouros nacionais».

No acervo do MNAA, destacam-se os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, obra-prima da pintura europeia do século XV, a Custódia de Belém, de Gil Vicente, mandada lavrar por D. Manuel I e datada de 1506, os Biombos Namban, do final do século XVI, registando a presença dos portugueses no Japão, Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI, São Jerónimo, de Dürer, inovadora representação do Santo, e importantes obras de Memling, Rafael, Cranach ou Piero della Francesca.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,852