"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

BoCA Online - Programa de criação artística e circulação de pensamento

Com uma programação diária, BoCA Online irá decorrer, pelo menos, durante dois meses e meio, até final de junho de 2020, nos canais online da BoCA.


O contexto de paralisia mundial que hoje vivemos, causa da atual crise pandémica, pode servir a oportunidade para descolonizar o nosso imaginário e repensar modelos de comunicação, de produção e de apresentação performativa que, nascidos nas urgências específicas deste contexto crítico, possam ser consequentes e se possam prolongar no futuro.


Mais do que medidas de recurso que advêm da impossibilidade do cumprimento “normal” de um plano de atividades, a BoCA constrói de raiz um programa de reflexão sobre o estado do mundo e sobre as arquiteturas do sensível que habitamos agora: o corpo, a casa e a câmera. Estes elementos são referências centrais da história da experimentação artística, que liga o corpo performativo à tecnologia e ao espaço doméstico, a que hoje estamos circunscritos e que nos interessa problematizar neste ciclo.

BoCA Online dialoga entre o passado e o presente: comissiona e financia novas criações; apresenta live streaming de performances; streaming de vídeos e filmes de artistas (cooperação BoCA com Tate Modern e com Coleção Fundação de Serralves, além do arquivo BoCA); conversas online para as quais convida artistas, pensadores, cientistas, ativistas, curadores ou políticos; uma nova versão de Ecotemporâneos, que alia a fotografia, a natureza e a literatura dentro de casa; e a plataforma BoCA Sub21, dedicada a jovens entre 16-21 anos, num formato online para o qual abrimos hoje um open call. Com uma programação diária, BoCA Online irá decorrer, pelo menos, durante dois meses e meio, até final de junho de 2020, nos canais online da BoCA (Instagram, Facebook, YouTube).

Estamos solidários com todo o setor artístico (artistas, técnicos, produtores, curadores, programadores,...), o qual convocamos para se juntar a nós neste ciclo de programação, que espero que contribua para uma maior união entre nós, os públicos e os outros setores da vida social, política ou ecológica, capazes de analisarmos o presente e de semearmos esperanças que nos protejam e fortaleçam um futuro por vir. Por agora, a esperança está no afeto, em nos protegermos e cuidarmos, tal como a nossa família, amigos e comunidade artística; a esperança está em desenvolvermos uma política do afeto e da solidariedade, apontando linhas novas de cooperação cultural; a esperança está também em refletirmos durante, pelo menos, dois meses e meio, sobre as nossas práticas a partir de um lugar de suspensão forçada que habitamos, e sobre as novas possibilidades que as nossas práticas poderão beneficiar, tendo em conta o contexto atual. Não será difícil antever as práticas artísticas futuras com uma pulsação vital potente e a marcar várias gerações. Vamos contribuir para isso?

— John Romão
Diretor artístico e programador da BoCA

Consulte o website para ler o editorial completo e mais informações.

BoCA Online
04-2020

BoCA Bienal @ Instagram/ Facebook/ YouTube/

#HOMEWORK Comissão de instruções de performances para ativação em casa. Todas as segundas-feiras.
> Meg Stuart (Alemanha), Alexandra Pirici (Roménia), Cecilia Bengolea (Argentina), Cao Fei (China), Dora García (Espanha), Tania Bruguera (Cuba), entre outros.

#CONVERSASONLINE Conversas com diferentes convidados sobre Corpo, Ciência, Pensamento, Comunidade, Sustentabilidade, Imaginação, em relação com Covid-19. Todas as quartas e sextas, 19h.
> Ailton Krenak (BR), Salomé Lamas (PT), Bill T. Jones (EUA), André Lepécki (BR/EUA), Lia Rodrigues (Brasil), Gerard & Kelly (EUA), Gonçalo M. Tavares (PT), Maria Mota (PT), José Bragança de Miranda (PT), Ana Gomes (PT), João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira (PT), entre outros.

#PRESSPLAY Exibição de vídeos de performances e filmes de artistas que questionam a relação do corpo performativo, com a arquitetura e a câmara. Conta com a cooperação BoCA x Tate Modern, BoCA x Coleção Fundação de Serralves e o arquivo BoCA. Todas as quintas, 22h, no canal YouTube da BoCA.
> Tate Modern (GB; Curadora: Catherine Wood)
> Coleção Fundação de Serralves (PT)
 
#LIVESTREAMING Transmissões em direto de performances de curta duração comissionadas pela BoCA, pensadas através do dispositivo relacional corpo-câmara-casa. Todos os sábados, 19h.
> Tânia Carvalho, Pedro Barateiro, Odete, Mariana Tengner Barros, entre outros.

#ECOTEMPORÂNEOS Comunidade de leitura que alia os espaços verdes e a literatura. Neste formato online, cada convidado partilha uma fotografia sua numa paisagem natural, relacionando-a com um livro que tenha em casa. Um diálogo entre o corpo, a natureza e literatura. Todos os domingos, 16h.
> Albano Jerónimo, Mariana Monteiro, Sara Barros Leitão, Constança Entrudo, Anabela Mota Ribeiro, Joana de Verona, entre outros.
 
#BOCASUB21 Plataforma de criação artística e pensamento dedicada a jovens entre 16-21 anos. Open call aberto até dia 21 ABR.
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,769