"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Incrível Sistema Imunitário

Daniel M. Davis, investigador e professor de Imunologia, revela como funciona a intrincada linha de defesa do corpo humano.


A Ideias de Ler publica 
O Incrível Sistema Imunitário, de Daniel M. Davis, professor de Imunologia na Universidade de Manchester e conceituado investigador científico nesta área de conhecimento.

"Se há um aspeto do corpo humano que também ganhou protagonismo nesta crise foi o nosso sistema imunitário", refere o autor numa nota exclusiva para a edição portuguesa, escrita já durante a pandemia da COVID-19. Mas o que é, verdadeiramente, o sistema imunitário? Com a fluidez de um bom romance, este conceituado imunologista apresenta as histórias de como têm sido resolvidos os enigmas sobre o funcionamento das nossas defesas, dedicadas a proteger-nos das mais letais ameaças: vírus, bactérias e também de doenças como o cancro ou a diabetes.

Esta é uma obra essencial para ajudar a responder a perguntas que são colocadas frequentemente: porque é que o sistema imunitário de um idoso é menos eficaz contra um novo vírus? Em que medida é que estados de doença o afetam? E o que é que cada um de nós pode fazer para fortalecer o sistema imunitário?

Sem esquecer de questionar o que ainda não sabemos sobre o sistema imunitário e de demonstrar as razões pelas quais o considera como uma das mais prementes fronteiras da ciência a cruzar neste século – como, aliás, tem vindo a ser demonstrado pela pandemia da doença COVID-19 – Daniel M. Davis escreve uma obra essencial que ajuda a perceber esta maravilha da evolução humana e de como esta se adapta para garantir a nossa sobrevivência.

O Incrível Sistema Imunitário foi finalista da edição de 2018 do Royal Society Science Book Prize e foi também considerado como um dos melhores livros desse ano pelo The Times, The Telegraph New Scientist.

SOBRE O LIVRO
O Incrível Sistema Imunitário

O nosso sistema imunitário é uma das grandes maravilhas da Natureza e contém a chave para a nossa sobrevivência.

A pandemia da COVID-19 veio levantar inúmeras questões: porque é que o sistema imunitário de um idoso é menos eficaz contra um novo vírus? Em que medida é que estados de doença afetam o sistema imunitário? E o que é que cada um de nós pode fazer para fortalecer a sua imunidade? Em O Incrível Sistema Imunitário, Daniel M. Davis explica o que os cientistas já sabem para responder a estas perguntas.

O conceituado imunologista relata a história extraordinária dos enigmas resolvidos, das vidas que se perderam e também das que foram salvas para chegarmos ao que hoje sabemos sobre o nosso sistema imunitário: como é afetado pelo stress, pelo sono e pela idade, e a importância que tem no combate a doenças como o cancro, a diabetes ou a artrite, e na luta contra bactérias e vírus desconhecidos.

Absolutamente cativante… Daniel Davis é um maravilhoso contador de histórias.
Bill Bryson

O Incrível Sistema Imunitário anuncia uma revolução na imunologia, com relatos fascinantes de como os investigadores resolveram enigmas que nem sabiam existirem.
New Scientist


Um livro admirável escrito por um exímio contador de histórias e reconhecido cientista.
The Guardian


Novas formas de tratar o cancro, a diabetes, a artrite e outras doenças associadas ao envelhecimento… Davis é um guia fiável e cativante para estes desenvolvimentos.
Observer


SOBRE O AUTOR

Daniel M. Davis
É professor de Imunologia na Universidade de Manchester. Foi diretor do Departamento de Imunologia do Imperial College London em South Kensington e é membro da Academy of Medical Science. É autor de mais de 130 artigos académicos e tem artigos publicados nas revistas Nature, Science Scientific American, já tendo sido citado mais de 11 mil vezes.
Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,220,310