"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Moita celebra 25 de Abril: "A «Grândola» vai Cantar-se à Janela"

No dia 25 de abril, pelas 15h00, dia em que se comemoram os 46 anos da Revolução dos Cravos, a Câmara Municipal da Moita apela à população para, à janela, cantar «Grândola, Vila Morena», de Zeca Afonso, e o Hino Nacional. 


Devido ao Estado de Emergência relativo à pandemia de COVID-19, as iniciativas comemorativas do 46º aniversário do 25 de Abril, que estavam a ser preparadas pela Câmara Municipal da Moita, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo foram canceladas.  

Não festejamos o 25 de Abril nas ruas, mas podemos sempre celebrar a Democracia e Liberdade. Como tal, a Câmara Municipal da Moita, além da iniciativa “A «Grândola» vai Cantar-se à Janela”, às 15:00h de dia 25, está a preparar outras atividades que podem ser acompanhadas e vividas em casa durante esta semana. 

Na página de facebook do Município da Moita, estão a ser publicados, diariamente, depoimentos do Movimento Associativo, de Instituições Particulares de Solidariedade Social, das autarquias e de outras entidades que habitualmente marcam presença no "Desfile da Liberdade" do concelho da Moita.  

Os novos projetos culturais da Câmara Municipal da Moita, “Histórias que nos ligam” e “A Poesia Continua”, serão dedicadas ao 25 de Abril. Estas duas atividades decorrem na página do facebook das Bibliotecas Municipais, de acordo com o seguinte programa: 

22 de abril / 11:00h - “A Poesia Continua” – “Os Cravos de Abril”, de Joaquim Pessoa, por Rosa Ribeiro 
22 de abril / 15:00h - “Histórias que nos ligam” – “A Revolução das Letras, o 25 de Abril explicado às Crianças”, de Vergílio Alberto Vieira, por Maria João Silva 
23 de abril / 10:00h - “A Poesia Continua” – “Era uma Vez um Cravo “, de José Jorge Letria, por Dora Silvestre 
23 de abril / 11:00h - “A Poesia Continua” – “As Portas que Abril Abriu”, de Ary dos Santos, por Celina Figueiredo 
23 de abril / 15:00h: -“Histórias que nos ligam” – “O Ladrão de Palavras”, de Francisco Duarte Mangas e Alain Corbel 
25 de abril / 16:00h - “Histórias que nos ligam” – “O Tesouro”, de Manuel António Pina 

No dia 24 de abril, a partir das 11:00h, ao longo do dia, haverá, também no facebook das bibliotecas, “Conversas de Abril”, promovidas pela Câmara Municipal e pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses, com  testemunhos de resistentes antifascistas, por Marcolino Fernandes, Irene Encarnação e Adriano Encarnação.  

No dia 25, serão partilhados vídeos alusivos à Revolução dos Cravos. 

Visitas
52,990,653
>