"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Catálogo "Misericórdia de Lamego. 1519-2019" disponível para venda online

Depois do ano passado, no dia Internacional dos Museus (18 de maio), termos apresentado uma exposição evocativa dos 500 anos da fundação da Misericórdia em Lamego, a publicação do catálogo vem dar forma definitiva à exposição e ao esforço de síntese e contextualização imprimido à sua organização.


Reúne, o catálogo que, a partir de hoje se encontra disponível para venda online, as entradas de onze investigadores especialistas nas áreas da História, História da Arte e da Conservação e Restauro distribuídas por quatro capítulos temáticos: «O Hospital da Misericórdia num testamento de 1597»; A encomenda e os artistas»; «Beneméritos» e «Reformar. Modernizar», aos quais foi adicionado mais um, que não teve presença na exposição, dedicado a retabulária dispersa.

As entradas de catálogo são antecedidas por dois artigos, de âmbito mais abrangente, sobre a implantação da Misericórdia na cidade quinhentista e sobre a importância da encomenda artística no desenvolvimento destas confrarias.

O volume é complementado por textos de caráter informativo e formativo, sobre as intervenções de conservação e restauro realizadas entre 2016 e 2019 em pelas que figuraram na exposição, numa oportunidade de alargar o conhecimento sobre as mesmas a uma perspetiva multidisciplinar e o de divulgar trabalhos levados a efeito em circunstâncias que ultrapassaram o contexto específico da exposição.

A publicação impressa poderá ser adquirida online através do preenchimento do >> formulário 

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,329