"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Escritores e artistas assinam manifesto em defesa da cultura

“A Cultura na Resposta à Crise” é o título do manifesto assinado por escritores e artistas que, a 2 de maio, é entregue a Marcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues, ministra da Cultura e grupos parlamentares.

Foto: André Kosters/Lusa


O poeta Nuno Júdice, os escritores Maria Teresa Horta, Alice Vieira e João Tordo, os atores Leonor Seixas e Maria do Céu Guerra ou o escultor Francisco Simões e o maestro António Vitorino de Almeida estão entre os signatários de um manifesto em defesa da cultura, em tempo de estado de emergência.

Defendem que a cultura “tem um papel fundamental na resposta à crise”, num texto intitulado “A Cultura na Resposta à Crise”, que chegará dia 2 de maio às mãos dos presidentes da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Assembleia da República, Ferro Rodrigues; bem como da ministra da Cultura, Graça Fonseca; e dos grupos parlamentares.

Promovido pela escritora Ana Filomena Amaral, o texto, que pode ser assinado por quem quiser até ao próximo dia 30 de abril, defende que o contexto da pandemia de Covid-19 teve “consequências trágicas” em várias áreas, nomeadamente na cultura.

O manifesto, que pode ser rubricado através do e-mail culturanarespostacrise@gmail.com , defende que “em Portugal, como em todo o mundo, temos de reagir à hecatombe.” E de “nos reerguer”.

“Cinema, literatura, música, teatro, dança, circo, artes plásticas e outras expressões culturais assumem um papel insubstituível no dia a dia das pessoas, mesmo que através da rádio, da televisão e da internet. No essencial, assim deverá ser igualmente depois da tempestade que varre o mundo”, pode ler-se no manifesto.

Evocando o “abril da liberdade”, este conjunto de intelectuais, artistas, escritores, músicos e outros agentes culturais afirma “o papel fundamental que cabe (…) às diferentes formas de arte e cultura na resposta à crise”.

No documento agora tornado público pode ler-se o testemunho de alguns dos signatários. O pianista Adriano Jordão refere que “a cultura é a alma de toda a comunidade”; já o poeta António Carlos Cortez afirma que “são milhares de empregos que estão em causa. É a própria identidade europeia que está em causa. É a sanidade coletiva que o exige e o direito a vivermos livres”.

Entre os outros testemunhos, está o do escultor Francisco Simões que diz: “espero por uma vacina eficiente que cure a pandemia. E que as artes e a cultura não sofram nenhuma contaminação, porque para mal já basta assim”.

O texto é também rubricado pela pintora Bela Silva, pela escritora Clara Pinto Correia e pelo jornalista Mário Zambujal que afirma: “a cultura é como a manteiga no pão”.

“Vivemos tempos de profunda incerteza e de receio da situação económica atual do país. Proponho que haja um dia por semana dedicado apenas e só à música portuguesa, nas rádios e televisão pública. A cultura não pode ser cancelada”, pede o músico e cantor Filipe Pinto.

Já o escritor e o professor universitário Rui Zink ironiza dizendo: “um dos azares da cultura é ser como respirar: tão essencial que mal lhe damos valor”.

Também a escritora e dramaturga Joana Bértholo lembra o setor do livro muito afetado pela quebra de vendas. “Detrás de cada livro há uma multidão de pessoas dedicadas: autores editores, revisores, tradutores, paginadores, gráficos, livreiros, bibliotecários, técnicos, distribuidores, promotores, programadores e críticos (…) É precisa muita gente para fazer acontecer a cultura. É urgente dar-lhes condições”.


por Maria João Costa, in Renascença | 22 de abril de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,868,999