"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Musicbox celebra 25 de Abril com edição especial do Lisboa Capital República Popular

Dois anos após a última edição, o Musicbox recupera o Lisboa Capital República Popular para celebrar o 25 de Abril. Nesta edição adaptada ao contexto atual e por ele inspirada, homenageia-se José Mário Branco e promovem-se utopias na distopia.


Lisboa Capital República Popular, cujo nome se inspira no pregão agitador usado pelos ardinas antes de Abril de 1974, foi fundado em 2009 pelo Musicbox (CTL - Cultural Trend Lisbon) com o objectivo de assinalar o aniversário da Revolução dos Cravos e os seus valores. Num acontecimento multidisciplinar na forma de festival e jornal, músicos, escritores, artistas visuais, jornalistas, performers e outros são desafiados a intervir sobre os temas da liberdade, democracia, solidariedade e igualdade. A primeira edição deste projecto consagrou-se com a presença de José Mário Branco numa histórica participação que juntou ainda Camané e Dead Comboio. 

Em 2020, o pregão Lisboa Capital República Popular sai à rua de maneira diferente. Remetidos ao confinamento social obrigatório, é no espaço virtual que o uníssono deste diálogo intermitente vai ecoar para uma homenagem a José Mário Branco na música e no pensamento no primeiro 25 de Abril celebrado sem a sua presença. 

Com este repto, as canções de José Mário Branco são revisitadas por Fado Bicha, Lavoisier, Luís Severo, Marinho, Mr. Gallini e Selma Uamusse. As suas ideias, tanto inquietas quanto esperançosas, foram o mote para o jornalista Gonçalo Frota, o A&R e especialista em música Rui Portulez, a poeta Inês Francisco Jacob, os ilustradores Mantraste Aline Lemos,  o projecto Pop'lar e Alexandre Cortez, José Anjos, Luís Bastos e Paula Cortes, do grupo Lisbon Poetry Orchestra, imaginarem utopias na distopia e darem-lhes corpo através da prosa, da poesia e da ilustração. 

Todas as intervenções serão divulgadas ao longo do dia 25 de Abril no Instagram, Facebook e website do Musicbox. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,167,707