"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RTP: dos ecrãs ao museu virtual

Peças de cenário, um documentário sobre teatro radiofónico, histórias de bastidores, galerias multimédia ou o primeiro carro de exteriores. Está tudo no Museu Virtual da Rádio Televisão Portuguesa.

1.º Carro de exteriores com Fernando Pessa DR Os primeiros locutores da Emissora Nacional DR 1920 - Recetor de Rádio_Cláudia Damas 1929 - Grafonola_Francisco Matias


Peças de cenário, conteúdos de áudio e vídeo, um documentário sobre teatro radiofónico, histórias de bastidores, galerias multimédia ou o primeiro carro de exteriores. No Museu Virtual da RTP, é possível passear pela história da estação pública de rádio e televisão portuguesa, explorar o seu universo e acompanhar os momentos mais marcantes da emissora e também do país.

A experiência é interativa e dá acesso direto ao “maior património audiovisual de Portugal”, sem sair de casa. No vasto acervo, contam-se mais de mil peças museológicas, 16 horas de conteúdos e visitas em realidade aumentada, através da aplicação do museu para dispositivos móveis.

Na secção de exposições temporárias, é possível espreitar Os Anos 20 da Coleção RTP onde, entre várias peças dos “loucos anos 20”, podemos passar por recetores de rádio, antenas de quadro, altifalantes ou grafonolas.

No mesmo espaço, podemos recordar a história da rádio em Emissora Nacional, A História e a Técnica, visitar Uma Televisão com História ou andar Nas Ondas da Rádio, “um percurso sobre a evolução da radiodifusão em Portugal desde os seus primórdios até ao final da Segunda Guerra, assinalando os 81 anos de existência da Rádio Pública portuguesa e destacando o seu legado no panorama radiofónico e cultural nacional”, refere a nota de imprensa.

Para quem quiser brincar às televisões, há um Estúdio Virtual onde maiores de 13 anos são convidados a vestir a pele de pivôs e a apresentar o Telejornal. “Não é tão fácil quanto parece” dizem, e se ajudar, podemos inspirar-nos na galeria de gravações de outros visitantes. Ainda no domínio do lúdico e pedagógico, é possível testar a memória num trivial temático.


por Cláudia Alpendre Marques in Público | 20 de abril de 2020
notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,074