"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Do Japão para todas as mães

Criar um presente cheio de significado, inspirado nas tradições japonesas, para oferecer no Dia da Mãe (3 de maio) é uma das atividades que o Museu do Oriente sugere, numa semana em que se celebra também o Dia Mundial da Dança (29 de abril) e há ainda tempo para ficar a conhecer, num novo podcast, algumas curiosidades sobre duas peças do museu.


Linhas coloridas, esticadas, cruzadas em torno de retalhos de quimonos podem resultar em Temari (Te - mão + Mari – bola). Com uma história ancestral, estas bolas de mão japonesas começaram por ser confeccionadas com um propósito muito especial: brincadeiras de crianças. Contudo, ao longo dos tempos, assumiram outros fins e significados e são, hoje, uma oferta de considerável importância no Japão, prova de grande amizade e amor maternal.

O Museu do Oriente desafia a construir uma temari para oferecer no Dia da Mãe, surpreendendo-a com um presente original, único e com uma larga tradição. Para isso, são necessárias linhas coloridas, retalhos de tecidos e alguma imaginação, e seguir o tutorial (aqui).

A 29 de abril assinala-se o Dia Mundial da Dança e, para o celebrar, o Museu do Oriente convida a assistir na página de Facebook do Museu do Oriente à atuação de Tarikavalli, bailarina e professora francesa, de origem portuguesa, formada em Bharatanatyam (estilo de dança clássico do Sul da Índia).

Bharatanatyam é uma das formas mais antigas e a base fundacional da tradição da dança indiana, realizada a solo e apenas por mulheres. O estilo Bharatanatyam caracteriza-se pela postura fixa do tronco, flexão das pernas e joelhos flexionados (Aramandi), elaborado trabalho de pés e uma panóplia de expressões do rosto e dos olhos (abhinaya), gestos com as mãos (mudrás) e poses específicas do corpo (yantras). Estes constituem um vocabulário sofisticado e altamente expressivo, em que assenta a narrativa interpretada pela bailarina.

Com origem nos templos hindus de Tamil Nadu, expressa temas religiosos e ideais espirituais do Sul da Índia e surge representada em esculturas de templos, datadas dos séculos VI a IX dC. A sua base teórica é tributária do Natya Shastra, antiquíssimo tratado sânscrito hindu sobre artes cénicas.

Numa parceria com a Your Podcast, o Museu do Oriente dá a conhecer, em formato áudio, pormenores das peças das suas colecções, materiais e produção, origem geográfica, contextos de utilização, história social e tradições, com cada objecto a convidar a uma viagem através da história, da arte e das culturas de toda a Ásia.

Um escritório mogol do século XVII, da coleção Presença Portuguesa na Ásia, e um surpreendente traje mang bordado, usado na ópera chinesa (coleção Kwok On) inauguram a rubrica “Uma peça, uma história… para ouvir” disponível aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,562