"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Visita virtual à Central Tejo

Não deixe de visitar o canal no YouTube, onde pode encontrar a playlist dedicada à icónica Central Tejo, uma visita virtual completa a este edifício histórico.


Originalmente construído em 1908, e que pertence hoje ao Campus Fundação EDP, juntamente com o novo edifício desenhado pelo atelier de arquitetura de Amanda Levete e inaugurado em 2016.

A Central Tejo foi uma central termoelétrica, propriedade das Companhias Reunidas de Gás e Electricidade (CRGE), que abasteceu toda a região de Lisboa de eletricidade. Construída em 1908, o seu período de atividade produtiva está compreendido entre 1909 e 1972, se bem que a partir de 1951 tenha sido utilizada como central de reserva, produzindo apenas para completar a oferta de energia das centrais hídricas.

Em 1975 foi desclassificada, saindo do sistema produtivo. Ao longo do tempo sofreu diversas modificações e ampliações, tendo passado por contínuas fases de construção e alteração dos sistemas produtivos.

Numa nova fase da sua existência, a Central Tejo abriu ao público pela primeira vez em 1990, então como Museu da Electricidade. Após um novo período de obras de restauro dos seus edifícios e equipamentos, reabriu definitivamente em 2006.

Fique atento ao lançamento do programa online em torno da Coleção de Património Energético Fundação EDP e a um conjunto de atividades divertidas “faça você mesmo” para crianças e famílias para manter o espírito vivo!

Veja todos os vídeos

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,125,456