"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Um concurso literário sem fronteiras para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Porto Editora, Camões I. P. e Plano Nacional de Leitura organizam iniciativa dirigida a alunos de português espalhados pelo mundo.


No dia 5 de maio comemora-se, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa – data consagrada pela UNESCO no calendário internacional – e, para assinalar a efeméride, a Porto Editora, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o Plano Nacional de Leitura lançam o concurso literário "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa".

Este concurso literário tem a particularidade de se dirigir aos muitos milhares de alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas um pouco por todo o mundo, nomeadamente na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP).

O desafio é escrever um conto inédito (entre uma a três páginas), cuja autoria e originalidade deve ser atestada pelo respetivo professor. Para assegurar a abrangência deste concurso, foram definidas categorias atendendo à idade (dos 8 aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e níveis de proficiência da língua dos alunos. Os trabalhos serão avaliados por um júri de cinco elementos em representação das três entidades organizadoras (Porto Editora, Camões, I. P. e Plano Nacional de Leitura) e os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021



CELEBRAR A UNIVERSALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Foi a 25 de novembro de 2019 que a UNESCO ratificou a data de 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. De recordar que há mais de uma década que, a 5 de maio, se celebrava o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

"É o reconhecimento por parte da UNESCO da relevância que a Língua Portuguesa tem a nível mundial, a mais falada no hemisfério sul e a quarta em todo o mundo", afirma Graciete Teixeira, da Porto Editora, a propósito da efeméride, considerando que o concurso literário reflete a universalidade da Língua Portuguesa e constitui uma outra forma de promover a língua nas mais diversas geografias.

"Este incentivo à criação em língua portuguesa junto dos jovens que estudam em português em 76 países, em 5 continentes, visa não só estimular competências linguísticas, mas apoiar o diálogo e o encontro entre culturas, reforçando, assim, duas dimensões fundamentais da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, de pontes e de encontros", refere o Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos.

"A proposta de escrita de um conto, género literário dos mais antigos, de grande tradição popular - «Quem conta um conto, acrescenta um ponto» -, muito ligado ao que chamamos "vida", amplamente cultivado pelos escritores maiores, em Portugal e no mundo, é um desafio que, dirigido aos estudantes de português dos cinco continentes, convoca a escrita, a leitura, o pensamento e a criatividade como forma de recriar e celebrar a língua portuguesa", diz Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura.

Os dados oficiais indicam que o português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,969,033