"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto Rotas do Azulejo assinala Dia Nacional do Azulejo [6 de maio]

Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, que se comemora a 6 de maio, a IP – Infraestruturas de Portugal e a IP Património, em parceria com a CP – Comboios de Portugal, lançam o projeto Rotas dos Azulejos, com um convite para uma viagem virtual pela obra da autoria de Jorge Colaço.


Jorge Colaço, a primeira rota de autoria concluída, apresenta o trabalho do pintor para nove estações da rede ferroviária nacional e para algumas das antigas casas de cantoneiros.

Faça aqui a viagem por esta rota…


O projeto Rotas dos Azulejos é um convite à descoberta do extenso património azulejar artístico, histórico e cultural de Portugal, sob gestão da IP, patente em quase todas as estações da rede ferroviária nacional e em muitas estradas.

Rota é um caminho ou percurso que implica uma viagem física ou virtual e que se destaca pelos seus atrativos por permitir o lazer, a aquisição de conhecimento, dando acesso, no caso em apreço, a um património com mais de cem anos.

A procura da viagem poderá, então, ser alvo de determinado objetivo: lazer ou estudo, ser seletiva e recair num determinado tema azulejar – autoria, localização (por linha ou ramal), tipologia (figurativo, padrão, outra) ou centro de produção.

Está previsto para breve o lançamento da Rota Localização (estações com azulejos por linha e ramal) e da Rota Tipologia (estações com azulejos figurativos, de padrão, outros).

SOS AZULEJO

A proposta para a criação do Dia Nacional do Azulejo foi apresentada pelo Projeto ‘SOS Azulejo’ em 2016 e aprovada por unanimidade pelo Parlamento a 24 de março de 2017.

 O Projeto “SOS Azulejo”, entidade com quem a IP tem um protocolo de cooperação desde 2014, é uma iniciativa com coordenação do Museu de Polícia Judiciária e nasceu da necessidade de combater a grave delapidação do património azulejar português, por furto, vandalismo e incúria.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,209,897