"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu Bordalo Pinheiro online com mais de 13 mil obras

O visitante pode pesquisar, partilhar e compor a sua própria coleção. É uma forma de explorar o universo bordaliano enquanto as portas do museu estão fechadas – mas há outras.

Capas do jornal A Paródia, fundado por Bordalo em 1900_Museu Bordalo Pinheiro Terrina (cabeça de porco) de Rafael Bordalo Pinheiro_Museu Bordalo Pinheiro Tampa de caixa moldada em barro vermelho (Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, 1890)_Museu Bordalo Pinheiro Penico John Bull (Rafael Bordalo Pinheiro, 1890)_Museu Bordalo Pinheiro Rafael Bordalo Pinheiro retratado com os seus gatos (c. 1890/autor desconhecido)_Museu Bordalo Pinheiro


Mesmo com tanta arte e influência de Rafael Bordalo Pinheiro espalhada pelo país (e pelas casas de tantos portugueses), nada se compara a uma visita àquele que se apresenta como “o museu mais divertido de Lisboa”. Pode estar fechado, mas a diversão continua – agora à distância.

Para colmatar o período de encerramento temporário (as portas fecharam a 13 de março e têm reabertura anunciada para 18 de maio), o Museu Bordalo Pinheiro acaba de abrir ao público um inventário online com cerca de 13.200 registos de peças do artista — e também do filho, Manuel Gustavo.

Construído a partir do acervo privado de Ernesto Cruz Magalhães, fundador do museu, o espólio tem crescido e enriquecido ao longo de mais de um século. A plataforma colecao.museubordalopinheiro.pt permite pesquisar, partilhar e até guardar os itens favoritos numa coleção virtual construída por cada visitante.

Esta é só uma das formas de usufruir do museu à distância. Também é possível explorar, em casa, o universo bordaliano num “quem é quem” sobre os seus contemporâneos, em filmes que vão aos pormenores das peças, através de estudos sobre a obra e o artista ou em atividades para crianças e famílias que tanto as desafiam para uma espécie de “Onde está o Bordalo (com seu monóculo e bigode)?” como a tentar desenhar um Zé Povinho do século XXI. 




por Sílvia Pereira in Público | 10 de maio de 2020
notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,050