"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um arquitecto tardo-barroco para o desconfinamento

Já está. Depois de quase dois meses no congelador a Dafne Editora põe a cabeça de fora e traz aos seus leitores mais um livro de Domingos Tavares: André Soares: Arquitecto Tardo-barroco.

Capela da Ascensão, Bom Jesus do Monte, Braga, 1749, fotografia Carlos Lobo


André Soares é o novo livro de Domingos Tavares

Para quem não identifica esta figura da arquitetura portuguesa, vale a pena lembrar que foi o autor de várias capelas no complexo do Bom Jesus do Monte, da Capela de Santa Maria Madalena da Falperra, ou do Oratório dos Monges na Casa dos Congregados, só para nomear algumas obras de Braga. Para quem quiser conhecer André Soares (1720-1769), ou melhor o compreender, o livro está agora disponível para compra online através desta página e, nos próximos dias, chegará também às melhores livrarias.

O livro percorre a vida e a obra deste artista do rococó português que, a partir da cidade de Braga, incorporou as últimas tendências barrocas numa linguagem original. Na historiografia convencional, o seu trabalho vem muito filiado à conceção de retábulos e à decoração, sobretudo de pendor religioso. Este livro de Domingos Tavares apresenta o autor sob uma nova luz, revelando como foi progressivamente incorporando o pensamento do espaço urbano e da paisagem na conceção das suas obras. Foi esse processo que lhe permitiu desenvolver uma estratégia singular para articular interior e exterior, geometria e luz, escultura e paisagem, caracterizando o Minho com várias obras poderosas.

Sempre que lançamos um livro, procuramos organizar sessões de apresentação. São ocasiões de encontro e troca de ideias entre autores e amigos e, também, uma boa ocasião para adquirir o livro a preço de festa. Porque estes dias não estão para festas, as apresentações públicas do livro vão ficar para o Inverno — esperamos, quem sabe por ocasião dos 300 anos do nascimento de André Soares — e aproveitamos este e-mail para oferecer um voucher — outra palavra em voga no vocabulário desta época — com 20% de desconto em todas as aquisições diretas através da página da Dafne Editora válido até ao final do mês de Maio. Depois de selecionar os livros que pretende adquirir, ao fazer o checkout, escreva rococó no cupão de desconto da página de encomenda e adquira os seus livros a preço de festa.

Saiba mais sobre este livro através desta ligação.

ISBN: 978-989-8217-52-3.
Dimensões: 15,0 × 22,5 cm, 192 páginas.
Preço: € 17,00.

Adquira os nossos livros nas melhores livrarias ou directamente online, na página www.dafne.pt ou através do e-mail dafne@dafne.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,179,014